terça-feira, 4 de outubro de 2016

Eleições municipais mudam cenário na Assembleia Legislativa

O resultado das eleições municipais de 2016 vai alterar a configuração da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), com a saída de parlamentares para assumirem prefeituras pelo Estado. Dos 49 deputados estaduais, seis já se elegeram e outros três podem deixar os mandatos por causa dos cargos executivos.

O deputado estadual Aglailson Júnior (PSB) deixará o mandato para comandar a Prefeitura de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Ângelo Ferreira (PSB) assumirá o comando do Executivo de Sertânia, no Sertão. Botafogo (PDT), por sua vez, estará à frente da Prefeitura de Carpina, na Zona da Mata, pela terceira vez.

Outro parlamentar que voltará ao comando de um município é o deputado estadual Lula Cabral (PSB). Ele volta ao comando do Cabo de Santo Agostinho. O jovem deputado Miguel Coelho (PSB) assumirá a Prefeitura de Petrolina, no Sertão, fazendo com que o poder volte às mãos da família Coelho. E Pedro Serafim Neto (PDT) ocupará o cargo de vice em Ipojuca, após aliança com Carlos Santana (PSDB), de quem era adversário.

A situação ainda está indefinida com quatro deputados: Professor Lupércio (SD) está no segundo turno das eleições municipais de Olinda e decidirá o pleito com Antônio Campos (PSB); da disputa entre Raquel Lyra (PSDB) e Tony Gel (PMDB) deve sair o próximo prefeito de Caruaru, no Agreste; e, por fim, Silvio Costa Filho (PRB), que é candidato a vice na chapa com o ex-prefeito do Recife João Paulo (PT) e disputará o segundo turno.

Suplentes

Só na Frente Popular, são cinco vagas abertas. Com as mudanças, ficam efetivos Antônio Moraes (PSDB) e Marcantônio Dourado (PSB), que já exercem mandato como suplente, além de Roberta Arraes (PSB), Isaltino Nascimento (PSB), Laura Gomes (PSB). Terezinha Nunes (PSDB) deverá ser contemplada com a vaga que resultará do embate entre Raquel Lyra (PSDB) e Tony Gel (PMDB), em Caruaru.

Gustavo Negromonte (PMDB) e Cássia do Moinho (PSB) podem entrar como suplentes de Isaltino Nascimento (PSB) e Nilton Mota (PSB), que exercem cargos no Governo do Estado. Maviael Cavalcanti (DEM), terceiro suplente, e Anchieta Patriota (PSB), sexto suplente, não devem entrar porque devem assumir as vagas as prefeituras de Carnaíba e Macapanara, respectivamente.


Também devem assumir Paulinho Tomé (PT) e Sérgio Leite (PDT) nos lugares de Botafogo e Pedro Serafim Neto. Jadeval de Lima (PTN) e Osmar Ricardo (PT) podem ter a entrada garantida se Professor Lupércio e Silvio Costa Filho se elegerem em Olinda e no Recife. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário