Quatro cidades pernambucanas foram as urnas neste segundo turno das eleições 2016 para decidir sobre os nomes que comandarão as prefeituras municipais pelos próximos quatro anos, foram elas: Caruaru, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife. 100% das urnas foram apuradas em todas elas.
Raquel Lyra é eleita prefeita de Caruaru
Em Caruaru, na disputa entre os ex-prefeito e deputado estadual Tony Gel (PMDB), contra a filha do ex-governador João Lyra e deputada estadual, Raquel Lyra (PSDB), as pesquisas mostravam empate técnico com vantagem para o ex-prefeito. Porém, os resultados deste 30 de outubro contrariaram as pesquisas, e a tucana Raquel Lyra foi eleita com 53,15% dos votos validos, contra 46,85% do seu adversário, o que corresponde a uma frente de 11.124 votos.
Raquel até pouco tempo integrava o PSB, porém, ao ver seu projeto político para 2016 não ter espaço na legenda, migrou para o PSDB e saiu como candidata a prefeita. No primeiro turno, enfrentou nomes como do delegado Erick Lessa (PR) e de Jorge Gomes (PSB), vice-prefeito da cidade e candidato do prefeito José Queiroz (PDT). Porém, conseguiu passar para o segundo turno atrás do ex-prefeito Tony Gel.
No segundo turno, Raquel seguiu ao lado de lideranças estaduais e nacionais, a exemplo do deputado federal licenciado e Ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB) e agregou apoios novos, como o do prefeito José Queiroz e seu filho, deputado federal, Wolney Queiroz (PDT), entretanto, teve que enfrentar o apoio declarado do PSB e do Palácio do Campo das Princesas ao seu adversário, Tony Gel. Neste cenário, Raquel surpreendeu nas urnas e conseguiu vencer Tony e o Palácio com uma larga vantagem.
Em Olinda, Professor Lupércio foi o vencedor
Já na cidade de Olinda, a disputa do segundo turno foi entre o deputado estadual, Professor Lupércio (SD), e o socialista e irmão do ex-governador Eduardo Campos, Antônio Campos (PSB). Com todas as urnas apuradas, Professor Lupércio foi o grande vitorioso com 57,04% dos votos válidos, contra 42,96% do seu adversário Antônio Campos, o que representa uma frente de 29.667 votos.
Anderson Ferreira foi eleito em Jaboatão
Na cidade de Jaboatão, o embate foi entre o deputado federal Anderson Ferreira (PR) e o vereador Manoel Neco (PDT) e o resultado foi a vitória do federal, com 58,50% dos votos válidos, contra 41,50 de Manoel Neco. Anderson venceu com uma frente de 49.731 votos.
Geraldo Júlio foi reeleito prefeito do Recife
Na Capital do Estado, o prefeito Geraldo Júlio (PSB) disputou o segundo turno com o ex-prefeito João Paulo (PT) e o resultado das urnas corresponderam às expectativas que as pesquisas de intenção voto trouxeram. Geraldo Júlio foi reeleito com 61,30% dos votos válidos, contra 38,70% do seu adversário, João Paulo. O socialista conseguiu uma frente de 192.819 votos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário