quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Marisa Letícia tem morte cerebral e família autoriza doar órgãos

O Hospital Sírio-Libanês divulgou boletim médico nesta quinta-feira (2) no qual informa que Dona Marisa Letícia, 66 anos, mulher do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ficou sem fluxo cerebral. A famíllia já autorizou a doação de órgãos, segundo um post publicado na página do Facebook do ex-presidente Lula.

O boletim informa que um doppler transcraniano realizado na manhã desta quinta identificou a ausência de fluxo cerebral. No post publicado na página do ex-presidente, a mensagem foi de agradecimento pelas manifestações de apoio e a confirmação da autorização de doação dos órgãos. "A família Lula da Silva agradece todas as manifestações de carinho e solidariedade recebidas nesses últimos 10 dias pela recuperação da ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia Lula da Silva. A família autorizou os procedimentos preparativos para a doação dos órgãos", diz o post.

Na terça-feira, os médicos que a acompanhava haviam retirado os sedativos que a mantinham em coma induzido desde semana passada. O cardiologista Roberto Kalil Filho relatou que a ex-primeira-dama apresentou sinais de melhora no início do dia. O estado de saúde de dona Marisa piorou, no entanto, a partir das 16h desta quarta-feira, levando a equipe do Sírio a retomar a aplicação dos remédios.

Segundo o cardiologista, três motivos levaram à piora do estado de saúde da ex-primeira-dama. A inflamação e o edema causados pelo AVC não regrediram, a pressão intracraniana aumentou e houve vasoespasmos (contrações de vasos sanguíneos) no cérebro. Durante a noite, ela passou por um exame para avaliar o fluxo sanguíneo no cérebro. Os resultados mostravam uma circulação mínima de sangue.

Marisa estava internada desde o dia 24 de janeiro 

Dona Marisa passou mal no apartamento em que mora em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, no início da tarde de 24 de janeiro. Ela foi levada a um pronto-socorro da cidade, de onde, após exames constatarem o AVC, foi transferida de ambulância para o Sírio-Libanês, na capital paulista. 

Após passar por uma operação para estancar o sangramento no cérebro, dona Marisa foi conduzida à unidade de terapia intensiva (UTI), onde continuou até esta quarta-feira. Segundo Kalil, o AVC foi causado pelo rompimento de um aneurisma que fora identificado dez anos atrás. O aneurisma é uma alteração em uma artéria do cérebro. Seu rompimento provoca sangramento e inflamação.


História - Marisa nasceu numa família de imigrantes italianos de origem agrícola. A ex-primeira dama começou na vida política militando ao lado do marido, Luiz Inácio Lula da Silva, para que outras mulheres se juntassem ao movimento sindical na região do ABC Paulista.  

Foi Marisa quem cortou e costurou a primeira bandeira do Partido dos Trabalhadores, quando este foi fundado em 10 de fevereiro de 1980. Participou ativamente no início das atividades do partido, ajudando a criar núcleos e a estampar camisetas.  

Durante as disputas eleitorais de 1982, 1986, 1994 e 1998, nas quais Lula se candidatou, Marisa dedicou-se aos filhos, à casa e às campanhas. Em 2002, entretanto, com os filhos já adultos, pôde se dedicar exclusivamente à campanha do marido. Em 1º de janeiro de 2003, Lula tomou posse como presidente da República e Marisa Letícia tornou-se a primeira-dama do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário