sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Vai ou racha - Há uma movimentação no Senado, e do interesse do governo, para antecipar para a próxima semana a votação em plenário da indicação de Alexandre de Moraes ao Supremo. Há a avaliação de que uma espera longa o deixa vulnerável. Ademais, a aprovação de Moraes para o STF liberaria o presidente a nomear o novo ministro da Justiça. 

Em construção - Com a hipótese de o ex-presidente Lula desistir de assumir a presidência do PT depois da morte de Marisa Letícia, ao menos três candidaturas passaram a ser construídas. O senador Lindbergh Farias trabalha para se consolidar internamente. Seu nome não é consenso, mas agrada os que defendem mudanças. O líder da minoria no Senado, Humberto Costa, e o deputado Paulo Teixeira também podem concorrer. Há um acordo informal, no entanto, para que todas as candidaturas sejam retiradas caso Lula aceite comandar a sigla.

Adiou - O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, atendeu a um pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e adiou para 14 de março o depoimento que o petista deverá prestar no âmbito da Operação Lava Jato. O ex-presidente seria ouvido no próximo dia 17 sobre suposta tentativa de obstrução às investigações da Lava Jato, mas pediu para adiar o depoimento em razão da morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia. Além de Lula, outros seis são réus em uma ação na qual eles são acusados de tentar impedir a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. 

Inquérito - O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, atendeu a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e autorizou abertura de inquérito para investigar os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Romero Jucá (PMDB-RR), o ex-senador José Sarney (PMDB-AP) e o ex-diretor da Transpetro Sérgio Machado por tentativa de obstrução da Operação Lava Jato. Todos os políticos negam ter cometido crime. 

Denúncia - O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro denunciou o ex-governador do Rio Sérgio Cabral, o empresário Eike Batista e mais sete pessoas por corrupção e lavagem de dinheiro. Os fatos apresentados na denúncia são resultantes da Operação Eficiência, um desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro. Trata-se da terceira denúncia contra Cabral, que é suspeito de chefiar um esquema de corrupção no Rio. Cabral, a mulher Adriana Ancelmo, Wilson Carlos e Carlos Miranda foram denunciados por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Eike Batista e Flávio Godinho, por corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Luiz Arthur Andrade Correia, Renato Chebar e Marcelo Chebar, por lavagem de dinheiro. Cabral e os irmãos Chebar também foram denunciados por evasão de divisas , por manterem recursos não declarados no exterior. 

Visibilidade - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, já marcou para a próxima quinta-feira (16) uma viagem ao sertão pernambucano para visitar as obras da transposição do rio São Francisco. Com isso, Alckmin repete o mesmo movimento feito recentemente pelo presidente Michel Temer. O argumento oficial da viagem é verificar o uso das bombas hídricas emprestadas aos estados de Pernambuco e Paraíba. Alckmin cedeu o maquinário utilizado para enfrentar a crise no abastecimento de água com a baixa nos reservatórios do Sistema Cantareira. Tucanos, porém, avaliam que o gesto de Alckmin representa o início de uma campanha do governador para ter visibilidade nacional. )

Agenda - O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) estará novamente ao lado do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, no próximo sábado. A convite do presidente regional do Partido Socialista Brasileiro, Sileno Guedes, eles participarão da abertura do "Agenda 40 – Ano Eduardo Campos de Formação Política – 2017”. O encontro será às 9h, no Recife Praia Hotel (Pina), e reunirá os diretórios e as comissões provisórias do partido dos 14 municípios da Região Metropolitana de Recife. 

Aliados - O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), continua acomodando aliados no Governo do Estado. Na edição desta sexta-feira (10) do Diário Oficial aparecem as nomeações de mais três pessoas que ficaram sem cargos públicos após as eleições municipais. De acordo com a publicação, Heraldo Selva (PSB), que disputou a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, ocupará o cargo de secretário executivo de Projetos Estruturadores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.  Já o coronel Mário Cavalcanti, nomeado por Paulo Câmara interventor de Gravatá, assumirá como secretário executivo de Recursos Hídricos, também da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.  O Diário Oficial ainda traz o ex-prefeito de Moreno, Dilsinho (PSB), como secretário executivo de Apoio aos Municípios, da Secretaria de Planejamento e Gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário