terça-feira, 24 de setembro de 2019

IV Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres é realizada em Santa Cruz do Capibaribe


Na última sexta-feira (20), aconteceu no Espaço Cultural Maria Aparecida Feitosa Ramos, localizado na Fundação Padre Zuzinha, em Santa Cruz do Capibaribe, a IV Conferência Municipal de Políticas Públicas para as mulheres. O evento é uma organização da Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social, através da Coordenadoria da Mulher.

No espaço, reuniram-se várias mulheres da sociedade civil organizada, além de membros representando as secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e a Coordenadoria da Mulher. O prefeito Edson Vieira, a deputada estadual Alessandra Vieira e a vereadora Jéssyca Cavalcanti, marcaram presença no evento.

Com o intuito de debater, analisar e propor políticas públicas voltada ao gênero a conferência abordou três eixos que foram discutidos e trabalhados em grupos:

Eixo 1: A Gestão da Política Pública para as Mulheres

Descentralização e Interiorização
Financiamento da política de gênero
Eixo 2: Consolidação das Políticas Públicas para as Mulheres

Enfrentamento à violência
Direitos sexuais e direitos reprodutivos
Autonomia econômica
Eixo 3: Fortalecimento das Organizações e dos Movimentos no Controle Social

Participação nos espaços de poder e estratégias de resistências.
Sobre a conferência, a deputada estadual Alessandra Vieira ratificou a importância da participação feminina nos espaços de poder e decisão. “Neste local é onde surge posicionamentos que empoderam a força feminina. É aqui que podemos nos reunir para discutir, avaliar e ampliar o debate quando se trata de garantia de direitos e de igualdade, sabemos da predominância masculina nos espaços, mas com a nossa força, estamos ocupando locais em pouco tempo”, concluiu.

A coordenadora da Mulher, Nete Vieira, ressaltou a participação das santa-cruzenses que foram prestigiar este evento. “É um momento oportuno para todas as mulheres discutirem o que podemos melhorar na sociedade, e essa conferência serve justamente para levantarmos estes debates”, pontuou.

O evento contou com uma palestra da coordenadora do Centro de Referência da Mulher Maria, da Prefeitura de Caruaru, Karinny Oliveira, mestranda em Educação Contemporânea/UFPE, professora e pesquisadora voluntária do Instituto Maria da Penha.

No final ficou definido que quatro delegadas irão representar o município na Conferência Estadual, que acontece em novembro. Representando o governo foram Elaine Soares e Inácia Valéria de Souza, e como representantes da sociedade civil organizada foram escolhidas Maria Solange da Silva e Lucimara Lúcio da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário