Programa que visa o combate à violência contra a mulher é lançado em Santa Cruz do Capibaribe
Na manhã desta quinta-feira (12) foi lançado no Centro de Esportes Unificado (CEU) em Santa Cruz do Capibaribe, o programa que visa o combate à violência contra a mulher, o SIM (Sistema de Informação da Mulher), iniciativa essa que é liderada pela Coordenadoria da Mulher. O evento contou com a presença de autoridades que compõem os órgãos públicos do município.
O sistema é composto por vinte e um órgãos que integram uma rede de atendimento a mulher em situação de violência doméstica e familiar e funciona junto com a Coordenadoria da Mulher, o Centro de Referência da Mulher, Secretária de Cidadania e Inclusão Social, Polícia Militar, Polícia Civil e Conselho Tutelar, além de outras instituições como o CREAS E CRAS. O sistema funciona com acesso remoto, ou seja, até mesmo pelo celular os integrantes da rede podem realizar os cadastros sobre os casos de agressões, e todos os que compõem a rede visualizarão em tempo real e definir qual a atuação para o caso especificado.
Caso uma mulher seja agredida novamente, será incluído junto com outras informações que já estejam cadastradas no sistema, gerando uma nova ocorrência sem atrapalhar a primeira que porventura possa existir.
A secretária de Cidadania e Inclusão Social do município, Alessandra Vieira destacou os esforços que são feitos pela administração municipal para a implantação desse sistema que visa coibir as agressões a mulheres.
A vereadora Narah Leandro (PSB) também esteve presente
e frisou a luta através desse sistema que é integrado com os policiais da região, para que possam ser compartilhadas informações que visem reduzir as agressões contra as mulheres, e que essas informações sejam repassadas aos órgãos que ficarão encarregados de efetuar as providências cabíveis.
O prefeito Edson Vieira (PSDB) parabenizou a criação do sistema e destacou que o poder municipal não irá medir esforços para que o programa seja implantado da melhor forma a atender as demandas do município, além de anunciar que a gestão foi procurada pela Secretaria Estadual visando uma cooperação entre os sistemas, já que existe um sistema nos mesmos moldes em Pernambuco.
O sistema é pioneiro entre as cidades de Pernambuco e visa facilitar e acelerar os processos que sejam recebidos pelos órgãos que serão responsáveis pela execução de seu objetivo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário