quinta-feira, 19 de novembro de 2015


Uns sobem, outros caem do cavalo: tudo que tenho a dizer sobre pesquisas

‘O que pensam as pessoas de determinado perfil sobre determinado assunto’. Definição básica do estudo de conhecimento denominado ‘pesquisa de opinião pública’.

Esses levantamentos de dados frequentemente realizados por instituições, empresas, (e claro) políticos entre outros, servem para aferir o trabalho e desempenho e dar direcionamento estratégico para novas ações. O mercado é isso. A política também.

São medidas importantes e necessárias efetivadas por profissionais que pretendem, de fato, um aperfeiçoamento em suas respectivas áreas. Outros optam pelo ‘achismo’ e alguns ainda preferem se enganar com números e quadros irreais, ilusórios, fantasiosos...

Pois bem, FIQUEI SABENDO de levantamentos realizados na cidade, para consumo interno. Um deles, diz respeito à impressa local (Comunicadores, audiência de programas de Rádio e blogs da região).

Outra foi política. Mais precisamente sobre o quadro de vereadores. (Que, aliás, quanto a esse aspecto os números costumar ser volúveis e inconstantes).

Nos dois estudos alguns pontos me impressionaram, outros nem tanto. Saber que muita gente ‘canta de galo’ no seu ‘achismo’ e fantasias, mas que desapontam no ‘mundo real’, me deixou reflexivo. Outros despontando com o seu trabalho realizado de pés no chão, criatividade e persistência, me alegraram.

Para um vereador - FIQUEI SABENDO que o medo de parlamenteares era de que um dos colegas não cumprisse com sua parte no rateio do pagamento ao Instituto responsável, em levantamento realizado entre um conjunto de vereadores.

Para alguns profissionais da área de comunicação – Talvez esteja na hora de fazer uma reavaliação da sua forma de atuação.

Em tempo... – FIQUEI SABENDO ainda que um ex-vereador, que pretende retornar à Casa José Vieira de Araújo,  não está bem na tabela. Tratar melhor as pessoas (e a impressa de forma específica) pode (se não lhe ajudar) não lhe complicar ainda mais. Caso contrário, o filme de anos passados poderá se repetir. E isso não me surpreenderá na realização da ‘pesquisa de opinião pública’ mais confiável, em 2016.


Janielson Santos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário