segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Repercussão da polêmica envolvendo UAI Shopping demonstra isolamento de José Augusto

A polêmica envolvendo o ex-deputado federal José Augusto Maia, acusado de incentivar clientes do Moda Center Santa Cruz a fazer compras no Uai Shopping, de Toritama, serviu para realçar a situação de isolamento político do criador do grupo Taboquinha.

Até à última sexta-feira (27), quando José Augusto foi sabatinado no programa Opinião, nenhum aliado detentor de mandato havia saído em defesa do ex-deputado federal. Questionado por essa situação durante o programa, José Augusto limitou-se a dizer que Fernando Aragão, pré-candidato a prefeito do grupo oposicionista, é que deveria ser defendido pelos aliados, não ele próprio.

O isolamento do político que é, indiscutivelmente, o principal ativo eleitoral do grupo Taboquinha, se constitui num sério empecilho para a organicidade do grupo para a disputa municipal de 2016, já que não há ninguém com envergadura política suficiente no campo da oposição que possa ocupar a posição de líder que José Augusto já foi.

Vencedor em praticamente todos os pleitos dos quais participou diretamente, incluindo eleições para vereador, vice-prefeito, deputado estadual em 1998 (mesmo sem ser eleito), prefeito (com duas vitórias e uma derrota), síndico do Moda Center (com uma vitória e uma derrota) e deputado federal, José Augusto começou a ver o seu poderio declinar em 2012, quando deixou de lado um até então bem avaliado mandato de deputado federal para tentar ser prefeito de Santa Cruz do Capibaribe pela terceira vez, sendo derrotado por Edson Vieira (PSDB).

Em 2014 não obteve legenda para candidatar-se a deputado estadual, e teve negado apoio, da parte dos sete vereadores taboquinha, para os candidatos que apoiou para deputado estadual e federal. Apesar de tudo, as expressivas votações de Toinho do Pará (PHS) e Ricardo Teobaldo (PTB), ratificaram sua liderança política.

Mesmo tendo sido o grande vencedor político de 2014, José Augusto não conseguiu que a maioria dos vereadores oposicionistas se submetessem à sua liderança, e acabou tendo que aceitar, a contragosto, a efetivação de Fernando Aragão como pré-candidato a prefeito em 2016.

Isolado politicamente, apesar de todo o seu potencial eleitoral, José Augusto aposta as suas fichas na eleição de um dos filhos, Tallys ou Augusto Maia, para a Câmara Municipal de Vereadores no ano que vem, e num eventual mandato de deputado estadual em 2018, a fim de voltar, de fato e de direito, á condição de líder do grupo Taboquinha.

Jason Lagos

Nenhum comentário:

Postar um comentário