quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

A disputa política por trás dos recursos para a Adutora do Agreste

A liberação de recursos para obras da Adutora do Agreste terminou se transformando em mais um capítulo da crescente disputa política em torno da eleição do ano que vem. Enquanto o governador Paulo Câmara (PSB) atribuiu a conquista à reivindicação da bancada pernambucana, o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB), que integra o bloco de oposição no estado, enalteceu a sua participação na articulação junto ao Governo Michel Temer.

Ao se referir à emenda da bancada, no valor de R$ 126 milhões, Paulo Câmara lembrou que esteve reunido com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, na semana passada. O socialista também destacou sua conversa com o presidente Temer, na última sexta-feira, sobre o tema. “Diante da escassez de recursos do Orçamento Geral da União (OGU), solicitamos, no final de 2016, que a Emenda de Bancada fosse utilizada para dar andamento à Adutora. Essa liberação é fundamental para essa que é uma das principais obras de Pernambuco", disse.

Por sua vez, Fernando Bezerra Coelho colocou a importância dos oposicionistas no diálogo com o governo. O anúncio da medida, nesta quarta (13), também contou com a participação dos ministros Fernando Filho (Minas e Energia) e Mendonça Filho (Educação), além do deputado Fernando Coutinho. “Uma demonstração clara da atenção do governo federal com os pernambucanos”, comemorou FBC.

A Adutora do Agreste é uma das principais obras da Transposição do Rio São Francisco. Ao receber e conduzir águas do Velho Chico e de outros reservatórios e poços para o Sertão e o Agreste nordestinos, regiões mais castigadas pela seca, a adutora garantirá o abastecimento regular à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário