sábado, 26 de maio de 2018

Abertura do 6º Festival Biu & Gogó de Quadrilha de Rua leva alegria e forró aos moradores do bairro São Cristóvão

Ao som da sanfona de Fogoió e Paulo dos Oito Baixos, a sexta edição do Festival Biu & Gogó de Quadrilha de Rua começou nesta quarta-feira (23) levando alegria e muito forró aos moradores da Rua Lázaro Davi Monteiro, no bairro São Cristóvão, em Santa Cruz do Capibaribe. Os festejos populares antecedem o início do maior e melhor São João da Moda.

Realizado pela Prefeitura Municipal, através da Gerência de Cultura, o festival visa resgatar as tradicionais quadrilhas de ruas vivenciadas pela população da Capital da Confecção nas décadas de 80 e 90, na Rua 13 de Maio. Assim como nas edições anteriores, o festival de cultura popular passará por diversos bairros santa-cruzenses, além da zona rural. O grupo folclórico Vozes da Seca, formado também em 2013 na Escola Donatila da Costa Lima, abriu os festejos apresentando clássicos da música nordestina.

Nesta edição, o festival presta uma homenagem póstuma ao radialista e marcador de quadrilha Francisco Samuel do Amaral. Seus filhos, Fernando e Fabiano Amaral, junto aos demais familiares acompanharam a abertura das festividades populares e evidenciaram fragmentos da contribuição sociocultural de Amaral. “Lembro-me que quando meu pai iniciou as quadrilhas de ruas não havia iluminação pública e a comunicação ainda estava dando os seus primeiros passos em Santa Cruz. Então, ele pegava o seu carro de som, o único veículo de som volante de cidade e saía pelas ruas tocando os forrós de Luiz Gonzaga e convidando o povo para participar das quadrilhas”, relembrou Fabiano, visivelmente emocionado e com a voz embargada.
Devido a compromissos em Brasília, o prefeito Edson Vieira não pode estar presente na abertura do festival, mas foi representado pelo secretário de Educação, Joselito Pedro. “Vim em nome do prefeito Edson Vieira dar a largada ao maior e melhor São João da história de Santa Cruz. Para tanto, estamos trabalhando diariamente para oferecer gratuitamente ao nosso povo, uma estrutura de conforto e segurança jamais oportunizadas por outras gestões. Isso sem falar nas mais de 100 atrações musicais que passarão pelos Polos Palco da Moda, Multicultural e Arraial Povão”, pontuou o secretário.

Entre os dias 23 de maio até 14 de junho, o Festival levará a tradição das quadrilhas juninas e do forró pé de serra para diversas ruas do município e contará com o apoio da Guarda Civil Municipal. Nesta quinta-feira (24), a Avenida Pedro e Paulo Alves da Rocha, no bairro São Miguel, acolherá a estrutura itinerante do festival.

POLOS DO SÃO JOÃO DA MODA

O Polo Multicultural vai dar diversidade ao evento com apresentações em vários ritmos. Já o Polo Arraial Povão será marcado pelo forró tradicional. No Polo Palco da Moda vão se apresentar as atrações nacionais consagradas. Gabriel Diniz, Cavaleiros do Forró, Avine Vinny, Jonas Esticado, Gustavo Lima, Márcia Fellipe, Amigos Sertanejos, Dorgival Dantas, Aviões do Forró, Bruno e Marrone e Wesley Safadão são algumas das atrações confirmadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário