segunda-feira, 22 de junho de 2015

O bicho pegou - Azedou de vez o clima entre o ex-deputado Zé Augusto Maia e seu sobrinho, Ernesto Maia. Depois do lançamento do nome de Cleiton Barboza como pré-candidato a prefeito, com o apoio de Zé, e o desabafo de Ernesto Maia no ‘Oposição em Ação’ do último sábado, a relação entre ele e os vereadores ganhou contornos de briga pessoal.

Sem acordo - Na sexta, no evento que marcou o pontapé inicial da pré-campanha de Cleiton, Zé lamentou a ausência dos vereadores Taboquinhas e disse que, infelizmente eles não aceitaram a proposta para indicação do vice do ‘novo’ nome, que para o ex-deputado é a única alternativa para vencer o prefeito Edson Vieira na eleição do ano que vem.

A vaga é dele - Zé Augusto foi claro: “Se Fernando quiser, o lugar de vice na chapa é dele, caso contrário, Galego de Mourinha poderá ser o escolhido para compor com Cleiton”. Ou seja, como Fernando Aragão decidiu que não topará, nem se contentará em ser ‘apenas’ o vice, Galego pinta como favorito para a vaga.

O bom de grana - O danado é que, neste contexto, Galego deverá arcar com maior parte dos gastos da campanha, que não deverá ser fácil, nem barata. A pergunta que fica é: Vale a pena Galego, gastar muito, pra ser ‘apenas’ o vice?

A alternativa - Se Galego pinta como favorito para compor com o ‘novo’ de Zé, ainda há quem aposte suas fichas em Carlinhos da COHAB.

Os prós - Jovem, de discurso popular, ele seria uma boa opção para os vereadores, pois seus votos (que não são poucos) seriam ‘herdados’ pelos companheiros de bancada, que assim teriam uma reeleição facilitada.

O contra - Na contramão disso está o fato de Zé Augusto não simpatizar com voos mais audaciosos de Carlinhos neste momento. Para ele, Carlinhos é sabido demais para tanta ‘corda’.

Em síntese... - Ou Fernando aceita a vice ou nada para o grupo de vereadores que apoiam Fernando, sem espaço para qualquer outra possibilidade.

Chamando na grade - Informações dão conta que nos próximos dias Zé Augusto dará um ultimato a nomes que ainda não definiram com quem rumarão na eleição do ano que vem. “Ou fica comigo, ou contra mim”, será mais ou menos assim o papo de Zé com os indecisos. A divisão é nítida e a partir de agora, tornou-se impossível defender projetos tão distintos.

Os equilibristas - Ainda existem Taboquinhas que teimam em tentar se equilibrar entre os defensores de Zé e de Fernando e para estes o tempo está correndo contra. Como diria a secretária Jéssyca: ‘quem insiste em andar em cima do muro, corre o  risco de tomar pedradas dos dois lados’.

Capítulo final - Enquanto isso, a zoada é grande nos bastidores por conta do iminente rompimento de Toinho do Pará com os Taboquinhas. A nomeação de Toinho para o cargo de assessor de Diogo Moraes é vista como o último capítulo de uma história de eleições e vitórias, construída ao longo de décadas.

César Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário