segunda-feira, 31 de julho de 2017

Câmara faz sessão nesta semana para votar denúncia contra Michel Temer

De volta aos trabalhos após o recesso parlamentar, a Câmara dos Deputados pode votar nesta semana se autoriza o prosseguimento da denúncia da Procuradoria Geral da República contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva. A sessão de votação está marcada para quarta-feira (2), mas a conclusão da análise depende da presença dos deputados no plenário.

As acusações do Ministério Público contra Temer têm como base a delação premiada dos executivos da J&F, controladora da JBS. Por se tratar do presidente da República, o Supremo Tribunal Federal (STF) só poderá analisar a denúncia se receber autorização da Câmara. Cabe aos deputados, no plenário da Casa, a palavra final sobre autorizar ou não a continuidade do processo no Poder Judiciário.

Para que a denúncia seja autorizada, ao menos 342 deputados terão que votar contra o parecer aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do relator Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que recomenda a rejeição da denúncia. Depois de três reuniões no Palácio da Alvorada, ministros e aliados fizeram uma contabilidade realista da votação da denúncia. Diferentemente do que chegou a ser anunciado, o governo não chegará perto dos 280 votos. Número apresentado ao presidente Temer indica um mapeamento inferior a 250 votos, mas capaz de arquivar a denúncia na quarta, caso haja quórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário