quarta-feira, 14 de março de 2018

Articuladores do governo avisam a Temer que é 'inviável' votar nova pauta econômica ainda em 2018

Os principais articuladores políticos do Palácio do Planalto no Congresso avisaram ao presidente Michel Temer que será "inviável" votar ainda neste ano a nova pauta econômica do governo. Diante da suspensão da PEC da reforma da Previdência, o governo apresentou em fevereiro uma lista com 15 propostas prioritárias a serem votadas em 2018.

Os interlocutores do governo no Congresso avaliam, porém, que há resistência por parte dos parlamentares em votar essas propostas e ressaltam: há pouco tempo para votações neste ano. Entre as 15 propostas, quatro são consideradas essenciais pelo governo do ponto de vista fiscal: privaização da Eletrobra; reoneração da folha de pagamento; fim do fundo soberano; e a simplificação do PIS/Cofins.

Somadas as 15 propostas da agenda econômica, o governo tem atualmente no Congresso 21 medidas provisórias pendentes de análise. Isso sem contar a agenda do próprio Poder Legislativo, que quer discutir pautas positivas em ano eleitoral, como segurança pública e saúde.

Com a Copa do Mundo e as eleições chegando, os parlamentares teriam cerca de 25 sessões para analisar todas essas propostas. "É inviável, seria uma matéria e meia por dia. O presidente inclusive já foi alertado nas reuniões. Ainda temos que conciliar isso tudo com a pauta do Congresso", afirmou um líder governista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário