quarta-feira, 21 de março de 2018

Secretaria de Saúde comemora mês da Mulher nas Unidades Básicas 

As Unidades Básicas de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe promoveram comemorações para o mês da Mulher. Os atos iniciaram no bairro da Palestina. As atividades são desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, por meio das equipes: Atenção Básica, NASF (Núcleo de Apoio a Saúde Familiar) e Saúde Bucal.

As ações consistem em esfoliação facial, acupuntura auricular, avaliação antropométrica-MC, teste de glicemia, sucos funcionais, palestras, distribuição de brindes, orientações sobre saúde bucal direcionadas a gestantes e mães com crianças de colo.

Doutor Nanau, secretário de Saúde falou sobre a importância da ação, pois aproxima a gestão da população. “Ações iguais a esta aproximam a administração pública ao povo, a Secretaria de Saúde, através de seus departamentos tem traçado estratégias para avançarmos ainda mais na saúde pública do município”, destacou.

“Sempre sou bem atendida, eu e minha família não temos do que reclamar. Vou na UPA, Hospital Municipal ou PSF, em todos, sou bem atendida. Gostei dessa ação, que ela continue porque o povo merece”, contou a dona de casa Nete Bezerra.

Monique Leite, coordenadora do NASF, falou da importância da prevenção. “O Dia Internacional da Mulher faz parte do calendário mundial, onde ao longo da história as mulheres têm construído sua autonomia, respeito e empoderamento. Quando busca e atua, exercendo seus deveres, direitos através das políticas públicas de saúde. Prevenção é o cuidar de si, é afirmação da condição feminina”, disse a coordenadora.

“Estamos fazendo uma ação voltada para mulheres, selecionamos atendimentos para gestantes e mulheres com crianças pequenas. Fazemos o pré-natal odontológico, tudo isso para melhorar a qualidade de vida da família”, frisou Rafaela Abrantes, coordenadora da Saúde Bucal.

As comemorações ao dia Internacional da Mulher vão continuar nas UBSs do município, segue dia 20/03 com a comunidade do Dona Lica, dia (21), no Dona Dom,  dia (28), São Miguel e finaliza no dia (29) no Santo Agostinho.

Atualmente Santa Cruz do Capibaribe possui 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS), têm mais 04 unidades em processo de construção e dois Núcleos Integrados de Saúde e Cidadania (Malhada do Meio e Jaçanã).      

Nenhum comentário:

Postar um comentário