quinta-feira, 22 de março de 2018

Agricultores participam de curso de caprinocultura em Cacimba de Baixo e Quixabeira


Cerca de vinte agricultores da zona rural de Santa Cruz do Capibaribe participaram da formação de manejo reprodutivo de caprino entre 12 e 17 de março. O curso preparou os agricultores para auxiliar as cabras na gestação e parição, fazendo o controle da quantidade de leite a ser produzido durante o ano.

O leite retirado é fornecido para a merenda escolar da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Capibaribe, possuindo assim relação direta e parceria com a Secretaria de Educação, a fim de incentivar a produção dos pequenos agricultores da cidade e qualificar essa merenda proporcionada aos alunos.

A ação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal e o sindicato rural de Frei Miguelinho com o apoio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e proporcionou aos participantes certificação equivalente a uma carga horária de 24 horas.

Serão disponibilizados, ao longo do ano de 2018, cerca de 15 cursos pela Secretaria Executiva de Agricultura aos agricultores da cidade. Comunidades como Cacimba de Baixo, Barrinhos, Quixabeira, Magana, Carrapicho, Poço Fundo, entre outras possuirão cursos em saúde (prevenção), manejo alimentar, agroindústria, culinária rural, artesanato, e eletricidade.

Para Lenildo Araújo, secretário executivo de agricultura, oferecer cursos é uma estratégia essencial para melhorar a agricultura familiar. “A parceria estabelecida entre a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe e o Sindicato Rural de Frei Miguelinho tem ajudado a agricultura familiar a melhorar os seus negócios, seja no manejo, alimentação e sanidade dos rebanhos ou no processamento dos seus produtos e na venda das mercadorias. Através dos cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o agricultor aprende a racionalizar sua produção, melhorando os produtos e oferecendo qualidade aos seus clientes, pelas feiras e compras institucionais (Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE  e Programa de Aquisição de Alimentos - PAA). Com este trabalho, estabelecemos uma soberania alimentar na zona rural garantindo maior segurança e aumento da renda dos produtores rurais” ressalta Lenildo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário