sábado, 2 de fevereiro de 2019



Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara


Acabou agora a pouco, a eleição que culminou na vitória do deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), como presidente da Câmara dos Deputados. O parlamentar obteve 334 votos e irá conduzir a Casa pela terceira vez.

Ao todo, sete parlamentares disputaram o cargo. Os deputados Fábio Ramalho (MDB-MG), que obteve 66 votos, Marcelo Freixo (PSOL-RJ), 50 votos, João Henrique Caldas (PSB-AL) teve 30 votos, Marcel Van Hattem (Novo-RS) contabilizou 23 votos, Ricardo Barros (PP-PR), conseguiu 4 votos e General Peternelli (PSL-SP), somou dois votos. Ainda houveram três votos nulos.

Após a confirmação da vitória, Rodrigo Maia falou sobre modernização da Câmara e pactuação com as reformas que serão discutidas. “"Precisamos modernizar as leis, simplificá-las. E precisamos comandar as reformas de forma pactuada junto com todos os governadores, prefeitos e partidos políticos. Nada vai avançar se não trouxermos para o debate aqueles que estão sofrendo pela inviabilização do Estado”, disse.

A votação foi encerrada por voltas das 21h26, quando o último voto foi computado. Após a eleição do presidente, houve as disputas para os cargos de 1° e 2° vice-presidente, 1°, 2°, 3° e 4° secretários.

Para os respectivos cargos, o deputado Marcos Pereira (PRB-SP) foi eleito em primeiro turno como 1° vice-presidente com 398 votos. Luciano Bivar e Charlles Evangelista, ambos do PSL, irão ao segundo turno no cargo de 2° vice-presidente. Soraya Santos (PR-RJ) foi eleita 1°secretário da Casa com 315 votos. O 2° secretário ficou com Mário Heringer (PDT-MG) com 408 votos. A 3ª secretaria foi para Fábio Faria (PSD-RN), com 416 indicações, e o 4° secretário foi André Fufuca (PP-MA) com 408 votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário