segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019


Resumo do Plenário: Primeira blitz da Oposição repercute no Plenário da Alepe

Uma reunião com o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Marcos Loreto, e uma visita ao Hospital Getúlio Vargas, na Zona Oeste do Recife, foram as primeiras ações da blitz da Oposição na Assembleia Legislativa, iniciada na manhã dessa segunda. À tarde, durante a reunião plenária, o líder da bancada, deputado Marco Aurélio, do PRTB, destacou que o relatório do TCE sobre obras paralisadas em Pernambuco, que incluem a construção de hospitais, vai servir de bússola na atuação fiscalizadora da Oposição. Marco Aurélio detalhou a situação de caos encontrada pelos deputados no Hospital Getúlio Vargas: “É realmente de partir o coração a gente ver o que a gente viu hoje. Não é nada daquilo dos filmes hollywoodianos do PSB que falam da saúde de Pernambuco. Um dos depoimentos que a gente ouviu lá, de uma senhora, ela dizia: ‘olha eu prefiro que me mandem pra casa pra eu morrer em casa, porque se é pra morrer aqui, eu prefiro morrer em casa”.

Os deputados William Brígido, do PRB, e Clarissa Tércio, do PSC, também comentaram a primeira blitz da Oposição e a visita ao Hospital Getúlio Vargas. Eles descreveram as condições precárias de atendimento na instituição, e o sofrimento dos pacientes. Já o líder do Governo na Casa, deputado Isaltino Nascimento, do PSB, destacou o conjunto de ações e investimentos da gestão estadual na área da saúde. Em relação ao Hospital Getúlio Vargas, o parlamentar anunciou a ampliação de leitos na unidade médica: “Está em curso uma obra de emergência que em março agora deverá ser ampliado para mais cem leitos, serão as unidades de saúde do Hospital Getúlio Vargas. Nessas obras, melhoria da qualidade de atendimento, das ações da emergência. Vamos estar empregando aí em torno de 16 milhões de reais”.  

O deputado Aglailson Victor, do PSB, faz um apelo ao Governo do Estado e à Compesa para a instalação de um sistema de abastecimento no Loteamento Belo Horizonte, localizado em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Ele ressaltou que mais de 800 famílias estão sofrendo com a falta d’água na comunidade, e dependem do serviço de caminhões-pipas.  

Alberto Feitosa, do Solidariedade, questionou a privatização de 12 aeroportos brasileiros, incluindo o terminal do Recife, anunciada nessa segunda pelo presidente Jair Bolsonaro. Segundo o parlamentar, que já foi superintendente regional da Infraero, o formato escolhido pelo Governo Federal, de leiloar os aeroportos em blocos, vai prejudicar o estado de Pernambuco: “Como a gente vai concorrer com o aeroporto de Salvador? Como a gente vai concorrer com o aeroporto de Fortaleza, se cada um deles vai receber, no mínimo,  três ou quatro vezes mais que o aeroporto do Recife? Então isso é uma coisa que a gente tem que se mobilizar”.

Ainda na reunião dessa segunda, o deputado Delegado Erick Lessa, do PP, fez sua estreia na tribuna. Ele anunciou que o mandato dele será baseado na luta por mais segurança, além da defesa da ética e da transparência nas ações dos poderes públicos, e proteção dos direitos das crianças e dos idosos, entre outras pautas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário