terça-feira, 2 de julho de 2019

Balanço das ações educativas e preventivas do DETRAN-PE no São João 2019

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, realizou ações preventivas, educativas e de serviços, do dia 15 a 30 de junho. Para realizar as operações, desenvolvida pela Diretoria de Engenharia e Fiscalização foram designados 180 agentes de trânsito, 38 viaturas, 16 motocicletas e 2 PK’s (fiscalização eletrônica), para atuarem nas Operações Rota de Fuga – ORF, Trânsito Seguro – OTS, Prevenção e Lei Seca – OLS, tendo como foco as infrações do cotidiano, comuns nas ruas e avenidas, sempre garantindo o cumprimento das leis e da fluidez do trânsito, com objetivo de coibir a realização de manobras perigosas nas vias, que colocam em risco a segurança no trânsito, tirando das ruas os condutores que não respeitam o Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

Foram realizadas no total 193 ações, quando foram feitos 3.568 testes de alcoolemia, desses 335 condutores foram autuados, 10.100 veículos foram abordados e, desses, 4.030 foram autuados ou notificados, por não uso do cinto de segurança; ausência de equipamentos obrigatórios; licenciamento atrasado; não portar a Carteira Nacional de Habilitação – CNH; veículo em mal estado de conservação; dirigir sob influência de álcool; não usar equipamentos de segurança ao conduzir motocicletas. Além disso, 326 CNH’s, 400 Certificados de Registro e Licenciamento Veicular – CRLV, foram recolhidos e 78 veículos foram removidos para o depósito do Órgão.

Segundo o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Roberto Fontelles, só foi possível alcançar estes resultados graças ao trabalho da Diretoria de Fiscalização de Trânsito e a Coordenadoria de Educação. A prevenção é uma das prioridades do Governador Paulo Câmara, por isso o DETRAN-PE está empenhado em desenvolver ações tendo como principal objetivo a prevenção de acidentes, principalmente no período de festividades e feriados, atuando com ações de educação de trânsito e operações de fiscalização.

Já os agentes de trânsito das Operações Rota de Fuga – ORF, e Trânsito Seguro – OTS, do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, estiveram durante os festejos juninos, em Caruaru e Serra Negra, com a Operação Prevenção, sob o título “Segundos que salvam vidas”, que consiste em prevenir acidentes em decorrência do uso de álcool. Como prevenção, foi disponibilizado o etilômetro para as pessoas que saíssem das festividades juninas fizessem o teste de alcoolemia “ANTES DE PEGAR O VEÍCULO”, para pegar a estrada, e, caso fosse constatado o uso do álcool, os agentes solicitavam aos motoristas que entregassem a chave do carro para quem não bebeu.

Foi realizada pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito a Campanha Educativa sob o título “Se liga, meu irmão”, que contou com jingle gravado por Geraldinho Lins para emissoras de rádios, peças em mídias sociais e panfletos com dicas de segurança como bebida e direção, não. Nunca; cinto de segurança sempre, inclusive no banco de trás; respeite os limites de velocidade; respeite a sinalização; não use o celular enquanto dirige; verifique sempre as condições do veículo antes de pegar a estrada; mantenha sempre os faróis acesos nas rodovias; e motociclista, use sempre o capacete.

Técnicos da Diretoria de Operações levaram o Detran Itinerante para a Operação Prevenção, que consiste em um equipamento com todos os serviços disponibilizados em uma loja do shopping, é climatizado e conta com três guichês de atendimento, gerador próprio e computadores com acesso a internet para fazer o atendimento interligado com a base de dados do DETRAN-PE, onde estão sendo oferecidos serviços de emissão da Nada Consta; Renovação e 2ª via da CNH; Captura de Imagem; emissão de taxas, multas e agendamento de serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário