segunda-feira, 15 de julho de 2019

Pedido de suplementação para a saúde é adiado pela Câmara de Santa Cruz do Capibaribe

Aconteceram na manhã de hoje três sessões extraordinárias na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.

O principal assunto da manhã, apesar de ter sido adiado em questão de minutos, esteve em discussão durante cerca de uma hora e meia, o tempo que duraram as três sessões.

Os trabalhos tiveram início por volta das 10h, e logo após a abertura da sessão pelo presidente Augusto Maia (Podemos), o vereador Carlinhos da Cohab (PTB) pediu a fala através de questão de ordem, dizendo que pediria vistas do projeto 010/2019, acompanhado pelo vereador Júnior Gomes (PSB).

Este projeto, solicita a liberação de verba suplementar no valor de 6 milhões e meio de reais para o setor da saúde e a demora para sua votação pode implicar em falta de insumos para o setor da saúde, conforme alerta há dias o secretário de saúde Dr. Nanau.

Carlinhos justificou o pedido de vistas dizendo que o projeto só seria votado se acontecesse a apresentação de projetos para benefícios de agentes de endemia e profissionais da saúde, setores representados por profissionais no plenário.

Logo após o pedido, outros vereadores da bancada de oposição se manifestaram. "O governo precisa saber que tem a minoria na Câmara e que precisa negociar com a oposição", afirmou Deomedes Brito (PT).

A vereadora Jessyca Cavalcanti (PSDC) rebateu a condição imposta pela bancada de oposição. "Nós não podemos condicionar o voto da suplementação que desde o dia 12 de junho está na Casa, à negociação de outras matérias [...]Eu vou sair daqui hoje e vou à Justiça, porque todo o regimento foi descumprido e lamento que o senhor presidente não tenha tido pulso para resolver isso", disse.

Carlinhos, no decorrer das discussões na manhã respondeu da seguinte maneira: "Eu desafio juiz de qualquer canto tirar meu pedido de vistas", afirmou.

O presidente da Câmara, Augusto Maia, já próximo ao final das discussões afirmou que não seria possível votar a suplementação sem o devido conhecimento das demandas a serem atendidas. O público se manifestou e Augusto chegou a ameaçar o esvaziamento da Casa.

Fico convocado através de requerimento que uma reunião entre os servidores da saúde e o secretário Dr. Nanau na próxima quarta-feira (17) às 10h, na Câmara.

Com o pedido de vistas, o projeto que versa sobre a suplementação tem até 15 dias para voltar à pauta da Câmara de Vereadores.

Nas sessões extraordinárias da manhã de hoje ainda foi votado o projeto de lei que regulamenta o reajuste salarial dos professores da rede municipal. A matéria segue agora para a sanção do prefeito Edson Vieira (PSDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário