segunda-feira, 29 de julho de 2019

Governadores do Nordeste formalizam consórcio e enviam carta aberta ao Governo Federal


Dez dias após declarações do presidente Jair Bolsonaro (PSL) terem ofendido governadores da região Nordeste em um café da manhã com jornalistas, representantes do poder executivo dos nove estados da região formalizaram um pacto, batizado de Consórcio Nordeste.

A iniciativa visa uma maior cooperação política, econômica e social para alavancar o crescimento da região. 

O lançamento do Consórcio aconteceu em Salvador (BA) e o governador baiano, Rui Costa (PT) deve presidir a iniciativa no primeiro ano. Na manhã desta segunda-feira (29) aconteceu a primeira reunião dos representantes, onde foi decidido o plano de trabalho do pacto, anunciado em março.

O objetivo dos integrantes do Consórcio Nordeste é atrair investimentos e criar fundos de financiamento e captação de recursos.

Os governadores pretentem, realizar licitações conjuntas entre os estados, a realização de parcerias em áreas como educação, turismo, troca de tecnologia e ações de preservação ambiental.

A reunião foi a primeira entre os governadores, após terem assinado uma carta de repúdio contra Bolsonaro, no entanto, o tom das falas foi moderado.

Ao portal de notícias UOL, o alvo do presidente na semana passada, Flávio Dino (PCdoB-MA), declarou que “enquanto alguns querem criar conflitos, nós queremos trabalho, ação e resultados. É isso que vamos procurar distinguir, então a reunião vai ser marcada sobretudo pela agenda do Consórcio Nordeste”, disse.

Confira a carta:



Nenhum comentário:

Postar um comentário