domingo, 14 de julho de 2019

Debates e projetos de lei em pauta na Casa Miguel Lucas de Araújo


Foi realizada na última quinta-feira (11) a 2ª reunião do 3º período legislativo na Casa Miguel Lucas de Araújo, em Taquaritinga do Norte. Ao todo foram inseridos na pauta de discussões no plenário José Augusto Fernandes cerca de 15 proposições, entre requerimentos indicação, moção de pesar, votos de aplausos e de apelo ao poder executivo.

Resumo dos discursos dos parlamentares:

Claudinho de Tonton (PSD): Tocou na pauta do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à proteção dos mananciais do município que não estão sendo preservados. Através do requerimento 347/2019, solicitou a recuperação e proteção das nascentes através de estudos técnicos que as protejam desde a localização e mapeamento até o reflorestamento das áreas que dão origem aos mananciais.

Dé Cumaru (PSD): Apresentou o requerimento de apelo 353/2019 solicitando com caráter de urgência a operação tapa buracos na via de acesso à comunidade de Gravatá de Ibiapina, a solicitação encaminhada para prefeitura e também ao Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE).

Demir (PMDB): O Parlamentar apresentou requerimento indicação 349/2019 solicitando a pavimentação da travessa Demétrio Paes de Andrade, no bairro da Brasília, atendendo pleito dos moradores da localidade.

Professor Jurandi (PTB): O presidente da Casa Miguel Lucas de Araújo apresentou matéria no setor de educação. Através da indicação 351/2019, pede em caráter de urgência ao prefeito do município que instale aparelhos de ar condicionado em todas as salas da escola Gilzenete Guerra, em Pão de Açúcar. Jurandi informou que recebeu inúmeras reclamações de professores e alunos sobre as condições da estrutura da unidade escolar, e os equipamentos já teriam sido comprados, faltando a sua instalação devido a questões na rede elétrica da escola. Solicitou também a recuperação das estradas com piche e tapa buraco (indicação 352/2019) da mesma forma que foi realizada no trevo de Pão de Açúcar.

Rogéria de Zeca (PSDB): A parlamentar parabenizou a nomeação do novo bispo da Diocese de Caruaru, Dom José Ruy Gonçalves que vai substituir Dom Bernadino Marchió que renunciou após completar 75 anos, seguindo determinação da Igreja Católica. Também parabenizou a realização da 2ª edição do Festival Café Cultural que tem por objetivo resgatar e valorizar a cultura da produção de café no município.

Geovane Cézar (PR): Voltou sua pauta para a cultura, solicitou que seja realizado todos os sábados, na praça de Pão de Açúcar, momentos de descontração com apresentações de artistas locais (requerimento 342/2019). Dentro de sua pauta também incluiu infraestrutura, em especial, o saneamento e calçamento da rua Inácio Bernadino, em Vila do Socorro (indicação 343/2019). Também informou sua saída da liderança do governo por motivos pessoais.

Eraldo da Pedra Preta (PTN): Iniciou seu discurso parabenizando o vereador Oscar Miguel pela passagem do seu aniversário. Citou sua passagem no último final de semana no Silva de Baixo participando da final do campeonato municipal onde parabenizou o diretor de esportes Vandinho e o secretário de educação, Marquinhos Xavier, pela realização do evento. Parabenizou também as equipes do Guarani de Gravatá do Ibiapina, campeão, e o Vilarreal (vice). Participou durante a semana de encontro realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) que reuniu no Centro de Convenções diversas palestras com temas de interesse da população, com destaque para a Reforma da Previdência.

Oscar Miguel (PSC): O aniversariante do dia agradeceu as felicitações dos colegas vereadores e também da população. Apresentou indicações (339,340 e 341) solicitando o alargamento da via pública no trecho da ponte da avenida Balbino Pereira até a rua São José, em Pão de Açúcar. Encaminhou solicitação para climatizar as dependências da unidade de saúde Elias Tavares Leão.

João Eugênio (PPS): Apresentou para discussão e votação o requerimento indicação número 346/2019 solicitando a construção de uma palhoça permanente para a realização de todos os eventos em Serra dos Bois, e que seja inserido o nome do senhor Ludugero em forma de homenagem. Parabenizou a realização do Festival Café Cultural, informou ainda que a cidade recebe milhares de turistas como uma alternativa para aquecimento da economia local, mas frisou a necessidade de construção de uma área especifica para realização de eventos para melhor acolher aqueles que vêm deixar divisas no município.

Borges (PSD): Parabenizou o vereador Oscar Miguel pelo seu aniversário, e ressaltou a saída do vereador Geovane da liderança do governo, frisando que todo político deve receber atenção de seu grupo, devem ser ouvidos e respeitados pois eles estão na tarefa da vereança porque o povo os colocou nessa função. Criticou a organização do trânsito em Taquaritinga do Norte que sofre, segundo o parlamentar, da falta de maior atenção com relação a infraestrutura para receber os turistas que vem conhecer e participar das atividades culturais da cidade.

Hélio de Novo (SD): Justificou a ausência à mesa diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário