quinta-feira, 25 de abril de 2013



ESPECIAL – BUÍQUE/PESQUEIRA

ALEPE em Buíque - a Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa visitou nesta quinta-feira (25) as cidades de Buíque e Pesqueira. Segundo o presidente do colegiado, deputado Diogo Moraes (PSB), o principal objetivo da visita foi buscar informações que possam enriquecer o debate em torno da situação do homem do campo em todas as regiões do Estado.

Vendo de perto - Diogo conheceu experiências bem sucedidas de convívio com o semiárido, implantadas na zona rural de Buíque, mas precisamente no Sítio Cafundó. “Temos que tratar este assunto com a seriedade que ele exige. Ninguém pode prometer acabar com a seca, mas devemos buscar formas que possibilitem a convivência com a mesma”, disse o deputado.

ASA importante - o deputado frisou ainda o papel fundamental desempenhado pela ASA (Articulação do Semiárido), que desenvolve projetos bem sucedidos na zona rural de várias cidades do interior do Nordeste. “Fico feliz em ver pessoas envolvidas em promover o bem comum. A ASA é uma entidade competente e que exerce o seu papel junto à sociedade, principalmente junto ao homem do campo”, frisou.

Pioneirismo - “Pernambuco é o primeiro estado a ter uma política de convivência com o Semiárido, que é Lei e que será cumprida, pois estamos atentos a este tema e faremos nossa parte”, disse Diogo.

Testemunho de sucesso – “Conheci o senhor Heleno, no Sítio Cafundó que me deu um grande exemplo de convivência bem sucedida com o Semiárido. Ele armazena água em períodos de muita chuva e quando a estiagem chega ele tem condições de manter a produtividade de sua horta e de suas plantações. Esta é a lição principal, temos que nos adaptar às dificuldades, já que elas sempre existirão”, revelou Diogo.

Conhecer melhor - Neilda Pereira, coordenadora executiva do ASA citou a importância da visita da Comissão as cidades de Buíque e Pesqueira. “É muito bom ver um político deixar o seu gabinete e vir para perto do povo, pois só assim ele conhecerá de fato nossa carência e as formas adequadas de ajudarem a todos nós”.

ALEPE em Pesqueira - A Comissão dedicou a parte da tarde desta quinta a uma Audiência Pública na cidade de Pesqueira, onde autoridades de vários segmentos da sociedade discutiram os problemas ocasionados pela seca e as soluções que possam ser encontradas neste momento de dificuldades.

Preocupado - O bispo de Pesqueira, Dom José Luiz, também participou do encontro e frisou o quadro preocupante que ele testemunha no dia-a-dia. “Nunca vi uma seca tão grande quanto essa que atravessamos, mas tenho fé em Deus que juntos venceremos todas as dificuldades”, afirmou o religioso.

Comprometido - O prefeito de Pesqueira, Evandro Chacon (PSB) frisou a importância de Diogo, à frente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural. “Diogo é um jovem muitíssimo bem preparado, por isso fico feliz em ver que tal Comissão, está entregue nas mãos de um político que entende do assunto e que está comprometido com o seu povo”.

Reconhecimento – O prefeito disse ainda que o governador Eduardo Campos tem sido um grande parceiro dos gestores neste momento de estiagem. “Ele não criou nenhum entrave burocrático. Esta é a forma como qualquer gestor deve tratar os municípios, em um momento de dificuldades, coo este que vivemos”.

Surpresa – o padre Carlos, que durante sete anos foi pároco do distrito de São Domingos, município de Brejo da Madre de Deus, conduz atualmente a Paróquia de Buíque. “Fiquei muito feliz ao ver Diogo, como sempre observando de perto os problemas que afligem o povo. Durante o período em que estive a frente da Paróquia de São Domingos pude ver que ele é um político arrojado e preocupado com a sociedade”.

César Mello