domingo, 21 de abril de 2013



Senadores que acompanham Transposição do São Francisco visitam Floresta, Sertânia e Monteiro e prometem destravar obra

A comissão especial do Senado que acompanha a execução das obras de transposição do rio São Francisco visitou nesta sexta-feira o Eixo Leste, que levará água de Floresta (PE) para Monteiro (PB), passando por Sertânia (PE).

A primeira parada foi em Floresta, onde o ministro da Integração Nacional,Fernando Bezerra Coelho, a aguardava.

Lá os senadores conheceram a Estação de Bombeamento 1 e o canal de aproximação do Eixo Leste. Com 5,5 km de extensão, este canal vai levar água do rio São Francisco até a estação de bombeamento.

A parada seguinte foi em Sertânia, onde a comitiva visitou a exposição fotográfica do Programa de Arqueologia, uma das 38 estratégias ambientais desenvolvidas pelo Projeto São Francisco.

A comissão visitou o canteiro de obras do Lote 12 onde se encontram trabalhando, hoje, cerca de 360 pessoas.

Na Paraíba - Em Monteiro, na Paraíba, o ministro fez um balanço da execução das obras durante audiência pública realizada na Câmara Municipal.

Entre todas as declarações dadas pelo Ministro da Integração Nacional, na cidade de Monteiro, algumas foram bem marcantes. Na primeira delas, o ministro exemplificou que a transposição realizada no Brasil, será a mais rápida a ser realizada no mundo e que em nenhum momento, apesar da impressão, a obra parou.

“No estado de Colorado nos Estados Unidos, na China de engenharia tão desenvolvida e em outros países as obras de transposições foram realizadas em 15 anos. Entre a licitação e a obra pronta nós vamos levar oito anos”, explanou.

Finalizando sua entrevista o ministro revelou que “a pedido dos Senadores paraibanos, em vez das obras virem de Pernambuco para a Paraíba, que vá da Paraíba para Pernambuco. A gente vai começar as obras a partir daqui de Monteiro, assim as obras vão se iniciar na Paraíba”, completou.

Com informações do Blog do Inaldo e do Portal Vitrine do Cariri