terça-feira, 24 de fevereiro de 2015


Secretário estadual de Defesa Social apresenta ações de combate à criminalidade para Santa Cruz do Capibaribe e região

O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB) esteve na manhã desta segunda-feira (23), reunido com secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, com o comandante da Polícia Militar, Coronel Pereira Neto e o chefe da Polícia Civil, Antônio Barros, vereadores e representantes de entidades civis organizadas para debater a questão de investimentos em segurança pública para o município e área de abrangência do 24º Batalhão.

O foco da discussão se voltou para a tomada de medidas imediatas para a questão da segurança, em especial os crimes violentos letais intencionais (CVLI), além dos roubos e furtos ocorridos na 17ª Área Integrada de Segurança (AIS), a qual terá atenção especial para Santa Cruz do Capibaribe, bem como Brejo da madre de Deus e Toritama.

Vieira abriu o encontro apresentando dados dos crimes ocorridos na região e pediu apoio ao Governo do Estado a ampliação dos investimentos no combate ao crime organizado com foco no tráfico de drogas. Na ocasião, o prefeito entregou ao secretário ofício com as principais demandas do município.

“Este é um momento oportuno para unirmos forças junto com os poderes e sociedade civil para enfrentarmos com força o clima de insegurança. Como prefeito, temos o compromisso de buscar ações para revertermos esse quadro”, destacou.
O secretário Alessandro Carvalho apresentou dados do Pacto Pela Vida na cidade e apontou ações imediatas para o combate ostensivo à criminalidade com o apoio das polícias Civil e Militar.

“Vamos dar uma resposta imediata para as questões de Santa Cruz e região, sabemos das dificuldades, mas com o apoio das polícias vamos reduzir os índices na área da 17ª AIS”, pontuou.

Entre as ações, o secretário revelou que em pouco tempo Santa Cruz do Capibaribe vai ter uma nova delegacia de polícia, que ficará situada no antigo fórum municipal, na rua do Clube Ypiranga.

Mas a ação principal no enfrentamento da violência será a implantação, às margens da BR-104 de uma unidade especial pernamente da CIOSAC (Companhia Independente de Operações de Sobrevivência na Área da Caatinga), um batalhão que terá um efetivo de 210 homens trabalhando intensivamente em Santa Cruz do Capibaribe e região.

A CIOSAC conta com um regime diferenciado de trabalho, onde cada efetivo atua no regime de plantão semanal sem interrupções, o que vai favorecer operações realizadas na zona urbana e rural.

Carvalho revelou também a entrada de mais 1.100 homens nos quadros da PM no estado, que foram convocados na sexta-feira antes do período carnavalesco.

Aliado a isso, as equipes do GATI, Rocam e serviço reservado farão ações direcionadas para combater as quadrilhas do crime organizado, e em conjunto com a Guarda Municipal vão promover trabalho específico educativo e preventivo para redução dos chamados crimes de proximidade, onde há conhecimento ou algum grau de envolvimento entre o autor e vítima.

Participação Social


Na reunião participaram membros da CDL Santa Cruz, Hideraldo Abrantes, Lúcia Nascimento (MovPaz), representantes do legislativo,  o presidente da Câmara de Vereadores Professor Afrânio (PDT), o vereador líder da bancada, Pipoca (PMN),  o líder do governo, Luciano Bezerra (PR) , representando o Conselho da Paz, a vereadora Narah Leandro (PSB), o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Fábio Aragão, e o executivo de Defesa Social, Coronel Donizete Rodrigues, comandante da Guarda Municipal, Edgar Martins, a secretária de Cidadania e Inclusão Social, Alessandra Vieira, a secretária de articulação política, Jéssica Cavalcante, além do procurador do  município Marcelo Diógenes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário