domingo, 26 de abril de 2015

Brejo da Madre de Deus promove 15ª edição da Feira do Verde

Com o objetivo de estimular práticas inovadoras da agricultura familiar e comércio rural, o município de Brejo da Madre de Deus, no agreste, promoveu nos dias 24 e 25, a décima quinta edição da “Feira do Verde” que trouxe o tema: “Uso sustentável do Solo e Combate à Desertificação”. O evento é uma realização do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Brejo da Madre de Deus (CONDESB), Governo de Pernambuco através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, e Governo Federal.

Na ocasião expositores aproveitaram para divulgar suas atividades desde os produtos orgânicos, artesanais e práticas sustentáveis. Outro ponto forte no evento foi a participação de escolas da rede de ensino estadual e municipal, além de alunos do Instituto Federal de Pernambuco, sediado em Belo Jardim, que apresentaram trabalhos e pesquisas relativas às atividades de desenvolvimento aliados a sustentabilidade.

Estiveram presentes no evento o prefeito Edson Souza (PTB), o deputado federal Bruno Araújo (PSDB), Aldo Santos (ProRural), vereadores e membros dos sindicatos dos trabalhadores rurais.

“Esta ação é importante, aqui se faz um desenvolvimento sustentável, não é a toa que é conhecida pela capital da agroecologia, e diante deste cenário, vamos continuar a luta pelos recursos que estão contribuindo para este desenvolvimento. Precisamos dar um passo importante, que é também trabalhar a questão das fontes renováveis de energia”, disse o deputado federal Bruno Araújo.

Para o prefeito Dr. Edson Souza a luta por investimentos ainda continua. “Temos uma ação importante que é a questão dos produtos orgânicos, além disso, buscamos ao lado de nossos parceiros representantes do povo para ampliarmos os investimentos principalmente na questão de segurança hídrica, o Brejo hoje precisa de novas barragens, essa será nossa luta, bem como estreitar cada vez mais o diálogo com o agricultor”, disse.

O vereador Josevaldo (PTB), que tem origem na comunidade rural de Mandassaia, ressalta a importância da feira para o município. “Esta feira leva a imagem positiva da cidade para outros locais. Produtos de qualidade, povo trabalhador e criativo, apesar dos problemas causados pela seca o município está no caminho certo”.

HOMENAGEM – Na feira foram homenageados o ex-deputado estadual Manoel Santos e o ex-federal Pedro Eugênio, falecidos recentemente. Cartazes foram confeccionados, e realizado um minuto de silêncio em homenagem as duas personalidades que participaram ativamente da consolidação da feira (Pedro Eugênio marcou presença em 13 das 15 edições) e tiveram sua trajetória marcada pela defesa dos trabalhadores rurais e do desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário