Um mês de intenso de organização e muito trabalho
Dia 20 de abril completou um mês desde a posse no novo cargo e ele não tem dúvidas que o trabalho vem sendo satisfatório. “Sem dúvida que evoluímos. Evidentemente que existem problemas e vão continuar a existir, mas pelos comentários nas ruas percebemos que a população vem assimilando o nosso trabalho. Trabalho de uma equipe conjunta que não foge dos problemas. Mas essa satisfação acontece, sobretudo, por que estamos acompanhando de perto cada trabalho realizado”, ressalta o secretário.
Acompanhamento, aliás, vem sendo uma marca registrada do comandante da pasta. Não foi incomum nesse ultimo mês, bem cedinho encontrar com Junior, inspecionando e fiscalizando reposição de calçamento, saneamento ou limpeza de ruas.
Organização na divisão de tarefas, mas de forma compacta
A secretaria atualmente é dividida em 15 setores, e conta com cerca de 150 profissionais. Equipes de saneamento, iluminação, engenharia, medição, varrição, fábrica de briquetes, reposição de calçamento, entre outros. O compromisso e meta inicialmente estabelecidos é finalizar todos os trabalhos já iniciados.
“Quando assumi apresentei ao prefeito Edson Vieira um diagnóstico completo da secretaria. Interna e externamente. O primeiro passo é implantar essa nossa filosofia de ação. Estruturar, compactar a equipe e concluir tudo que já havia sido iniciado, por que entendo que não poderíamos começar novas demandas sem completar o que já estava em aberto. Com este pensamento, concluímos 70% do que já havia sido iniciado”, diz o secretário acrescentando que tem noção exata de como está o município, na área. “Temos hoje, em mãos, por exemplo, um mapeamento completo de Santa Cruz, com cada buraco que tem em cada bairro e rua”.
Um Rio Capibaribe melhor
Uma limpeza no Rio Capibaribe, em parceria com a Secretaria de Saúde e Diretoria de Meio Ambiente do Município, ajudando a escoar o esgoto no seu trajeto. Um rio limpo diminuindo, de forma significativa, moscas, baratas, ratos, muriçocas e focos de dengue. A ação conta com o maquinário da secretaria de Serviços Públicos, profissionais da saúde com produtos para eliminar as larvas e a coordenação sendo efetuada pela diretoria de meio ambiente, auxiliando onde pode ou não agir, de acordo com a legislação ambiental.
Remoção dos Currais
Seguindo o Código de Conduta do Município, onde afirma no Capítulo IX, do artigo 77 que “É vedada a manutenção, no perímetro urbano de estábulos, cocheiros e pocilgas”, a secretaria tem iniciado um processo de remoção dos currais no perímetro urbano da cidade. Como a questão também é de saúde e de segurança, também é realizado em parceria com a vigilância sanitária e guarda municipal.
“A vigilância faz a notificação dando um prazo para que o dono mude os animais para a zona rural. Após esse prazo ficamos encarregados da finalização do processo”, explica Junior.
Dados
Para o melhor andamento dos trabalhos nesse primeiro mês, foi realizado um levantamento resultando num banco de dados necessário para monitorar o trabalho, programar as projeções e evidenciar os feitos. Dentre ele podemos destacar:
- Diariamente a secretaria atende entre 20 e 25 pessoas, por telefone ou pessoalmente. 90% das questões reivindicadas são referentes a saneamentos estourados.
- Durante esse tempo foram repostos 197 metros de saneamentos e 600 metros quadrados de calçamentos em briquetes.
- Existe uma regularidade na fabricação de briquetes, com equipamento produzido inclusive para mais duas praças no município. Uma no distrito de Poço Fundo. A equipe é a maior das 15 existentes na pasta, com 30 pessoas.
- Na limpeza e desobstruções nas ruas, dentro de um mês, a secretaria recolheu cerca de 200 caçambas de metralhas em escombros de construções.
- Atualmente, a secretaria conta com um serviço permanente nos canais da cidade.
- Modificações estruturais e organizacionais do espaço da secretaria estão sendo realizadas, bem como aquisição de equipamentos, a exemplo de novos computadores.
- Os servidores receberam reajuste salarial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário