terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Cartório Eleitoral enfrenta dificuldades para a realização da identificação biométrica

Faltando apenas dois meses para o término do prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Direto ao Ponto conversou com o funcionário do Cartório Eleitoral de Santa Cruz do Capibaribe, Jorge Dantas, que falou em nome do órgão a respeito do andamento do recadastramento biométrico, que já está sendo realizado no município desde novembro de 2014.

Estimativas para o número de eleitores na próxima eleição em Santa Cruz

Jorge destacou que mesmo com esse longo período que o recadastramento vem sendo realizado, apenas por volta de 50% do eleitorado da cidade se submeteu ao processo, o mesmo ratificou que em todas as cidades que passam pela revisão existe a previsão de que cerca de 10% do eleitorado não se submeta ao processo e deixe de votar nas próximas eleições. 

Porém, diante das estimativas realizadas em Santa Cruz do Capibaribe o número de eleitores que podem deixar de votar tende a aumentar, já que faltam apenas dois meses para o término do prazo estipulado para a realização da revisão e ainda se encontra cerca de 50% do eleitorado que precisam passar pelo processo. 

“No nosso caso, como o prazo está bem apertado, a gente estipula que o número de eleitores que podem deixar de votar nessas eleições pode ser maior. Já que a gente está a cerca de dois meses e meio para o término do prazo do recadastramento” afirmou. 

Consequências para aqueles que não passarem pela revisão

Dantas comentou sobre as consequências que terão aqueles que não fizerem o recadastramento, segundo o mesmo, o eleitor poderá ter o seu CPF cancelado, será impedido de abrir conta e conquistar financiamentos em bancos, sofrerá empecilhos caso passe em vestibular ou concursos públicos, e não conseguirá tirar passaporte, entre outras penalidades. 

“É importante que o eleitor atualize o seu documento, por que hoje os documentos estão praticamente todos veiculados” disse. 


Possíveis motivos que fizeram com que a população não procurasse o Cartório

Jorge também comentou sobre os possíveis motivos que levaram a população a não procurar fazer a revisão, já que cerca 50% do eleitorado passou pelo processo. O mesmo disse crer que um conjunto de fatores levou a esta realidade, como por exemplo, o descredito da população nas instituições e seus representantes, a crise de viroses que acometeu a população, além do fato da possibilidade que houve de as próximas eleições serem realizadas em cédula de papel. Possibilidade já descartada por o Supremo Tribunal Eleitoral. 

Prazo final

Ao comentar sobre o prazo estipulado para a realização da revisão e da concepção que a população tem de que o prazo seja prorrogado Jorge afirmou “A priori não há nenhuma manifestação oficial do TRE no sentido de prorrogação do prazo. A priori o prazo continua mantido no dia 31 de março”. 

Agendamento deve ser realizado pelo site

O funcionário falou também a respeito do agendamento que deve ser realizado por aqueles que pretendem fazer o recadastramento, ratificando que o Cartório só atende com o agendamento, realizado pelo eleitor na internet, onde o mesmo pode escolher o dia e a hora que deseja passar por a revisão. 

As pessoas devem realizar seu agendamento pelo site do TRE, onde poderá escolher os dias e horários em que deseja ser atendido, precisando apenas do número do seu título eleitoral, ou de RG e comprovante de residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário