sábado, 23 de janeiro de 2016



Plano Nacional de Cultura Exportadora é lançado em Santa Cruz do Capibaribe

Na manhã desta sexta-feira (22) o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, esteve em Santa Cruz do Capibaribe para lançar o Plano Nacional de Cultura Exportadora, que visa incentivar os pequenos, médios e grandes empreendedores da região que compõem o Polo de Confecções, que são as cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru.

O Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) juntamente com o Projeto de Extensão Estadual Exportadora (PEIEX), e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pretende capacitar 146 empresas do Polo de Confecções para que os mesmo possam exportar para outros países, abrindo assim, um novo âmbito de mercado.

Durante a cerimônia, houve a assinatura de um convênio do MDIC/APEX-BRASIL, UFPE e PEIEX, para a capacitação de todos os empresários que tiverem interesse. A PEIEX disponibilizará uma equipe técnica que ajudará em um primeiro momento, onde irão fazer uma avaliação dos produtos e serviços, sendo em seguida, realizadas adequações para que os produtos possam ser exportados, e além de uma consultoria de inteligência comercial para identificar quais mercados oferecem melhores oportunidades.

Ainda em 2016, a PEIEX criará outros dois núcleos que serão instalados em Recife e o outro em Petrolina, a primeira com foco em empresas da capital e da região metropolitana, e a segunda para as empresas instaladas na cidade de Araripina e Petrolina, que será executada pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE).

O ministro Armando Monteiro citou várias ações que já foram executadas pelo PNCE em Pernambuco, Armando destacou que os empresários devem buscar novos mercados, pois a espaço para isso e desabafou com o desinteresse nas exportações do estado.

“Pernambuco tem um índice de exportação muito abaixo do que é esperado, somos apenas 0,5% da exportação do país, e no Nordeste nós somos o 14º no Ranking, com apenas 7,5% em todo o território nordestino, Pernambuco tem poucas empresas cadastradas, apenas 260, temos potencial para dobrar esse número. Existem pessoas que ficam cultivando a descrença devido a nossa realidade econômica atual e outros ficam retroagindo por razões de natureza política, onde se dedicam a erradicação de um debate, sem separar a luta política daquilo que representa o interesse do país”, destacou.

O ministro cobrou uma unidade efetiva de toda a população para que possa ser superada essa crise que assola o país. “O debate político deve existir com forma natural do embate, mas esse momento não é para ficarmos rechaçando debates que não mudam em nada a nossa crise, a cada bilhão de dólares que é exportado nesse país, são gerados 50 mil empregos diretos e indiretos. A nossa mercadoria é de uma qualidade tão boa, que devemos buscar mercados mais exigentes possíveis”, ponderou.

Armando ainda citou o acordo com outros países que visem facilitar o melhor relacionamento com essas exportações, citando Estados Unidos, México, Colômbia e Bolívia. “Realizamos um acordo inédito com os Estados Unidos para a convergência de normas técnicas, fizemos o acordo com México para quadruplicar os produtos que tem margens de preferência tarifárias”.

O prefeito Edson Vieira (PSDB) esteve no evento e frisou que espera que esse programa não fique apenas no papel, que ele possa ser de um uso devido de todos os comerciantes, reconhecendo a luta e a qualidade dos produtos que são comercializados entre as cidades que compõem o Polo de Confecções.

“Sabemos da importância deste plano, que é muito bem visto em nossa região, mas friso que se não forem dadas as verdadeiras condições aos empresários, não será possível que esse plano vire uma realidade cotidiana em nossa cidade se ficar apenas no plano, espero que isso tenha realmente a ação”, disse.

Edson Vieira ressaltou a importância do Governo do Estado nesta ação, e criticou a não citação direta dos investimentos no setor de desenvolvimento para a região. “É bem louvável que reconheçamos a ajuda do Governo do Estado, eles falaram em tudo, menos na parcela de contribuição que Paulo Câmara (PSB) vem dando a essa região, foi conseguido o voo de Recife a Cabo Verde, e foi uma luta do governador que visa essa vinda de compradores para o Polo de Confecções. É importante dizer que o município está fazendo a sua parte, o Governo está e espero que a união faça também”, destacou.

Apresentações Técnicas

No período da tarde desta sexta-feira (22), os técnicos do PEIEX estiveram fazendo as explicações e mostrando os resultados da importância da exportação para os mercados, objetivando empresas com potencial de crescimento nas exportações brasileiras.

Estiveram presentes no lançamento do Plano Nacional de Cultura Exportadora, o Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Edson Vieira, o deputado federal Ricardo Teobaldo, o Senador Douglas Cintra (PTB), o Presidente do Sindicato da Indústria de Pernambuco, Oscar Rache e membros dos setores de indústria e comércio do Polo de Confecções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário