terça-feira, 13 de junho de 2017

Reforma na Estrutura do Governo do Estado desidrata PMDB e reforça Márcio Stefanni

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, nesta segunda-feira (12), o projeto de lei do Executivo que altera a estrutura do Governo do Estado. Pela matéria, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) saem da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, comandada pelo vice-governador Raul Henry (PMDB), e vão para a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), sob tutela de Márcio Stefanni.

A outra mudança é quanto a administração do Arquipélago Fernando de Noronha que sai do status de autarquia e passa a ser gerenciada pela secretaria estadual de meio ambiente, comandada por Sérgio Xavier. Os projetos chegaram na Casa Legislativa em regime de urgencia e passou sem questionamentos. Na justificativa da proposição, o chefe do Executivo estadual alega razoes estratégicas e para otimizar a gestão.

A leitura é que a Compesa e Apac, ligadas a recursos hídricos, deveriam estar inseridas numa área macro que é capaz de capitalizar recursos e tocar as obras em execução e as pendentes. Já Noronha se conecta com a área de sustentabilidade. Nos bastidores, no entanto, a alteração é vista como um enfraquecimento do espaço do PMDB e fortalecimento do secretário da Seplag, Márcio Stefanni, que tem sido o porta-voz do Governo e membro do núcleo duro da gestão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário