domingo, 25 de junho de 2017

Lula lidera, e Bolsonaro e Marina empatam em 2º lugar, diz Datafolha

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (26) pela Folha de S. Paulo mostra índices de intenção de voto para o primeiro turno da eleição presidencial de 2018. O levantamento indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manteria na liderança na disputa, com 29% a 30% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) e Marina Silva (Rede).

Os dois presidenciáveis em segundo lugar têm, respectivamente, 16% e 15%. O cenário não é diferente da pesquisa do instituto divulgada em abril. O deputado federal oscilou positivamente. Em dezembro do ano passado tinha 8% das intenções de voto, apareceu com 14% em abril e, agora, apresenta 16%. A ex-senadora, por sua vez, caiu um ponto percentual nas intenções.

Neste cenário, a pesquisa considerou uma eventual candidatura do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que aparece com 8% das intenções de voto. No último levantamento, ele tinha 6%. A sua rejeição, no entanto, aumentou de 28% para 34%, sendo a segunda maior, após a rejeição de Lula, de 46%. A rejeição de Bolsonaro é a terceira maior, 30%.

O cenário para primeiro turno com João Doria (PSDB-SP) como presidenciável é similar, mas Doria se sai melhor que Alckmin, com 10%. A rejeição dele é de 20%. Quando o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa é incluído, ele vence os tucanos nas duas situações e aparece com 11% dos votos, com Alckmin, e 10%, com Doria. Já num cenário com o juiz Serio Moro, o magistrado alcança segundo lugar no primeiro turno, com 14% das intenções de voto, numericamente empatado com Marina Silva e tecnicamente empatado com Bolsonaro, que aparece com 13%. 

Sem candidatos do PT, Marina lidera com 22% e Bolsonaro aparece com 16%. Em seguida, Joaquim Barbosa, com 12%, e Ciro Gomes (PDT) e Alckmin com 8%. Quando o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) é colocado como candidato, o cenário é parecido, só que ele tem 3% das intenções de voto. Afastado do cargo, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) não apareceu na contagem. O presidente Michel Temer (PMDB) também não foi considerado.

Segundo turno - No segundo turno, Lula também sairia vencedor em todas as possibilidades, exceto com Marina, que aparece empatado com 40%, e com o juiz federal Sérgio Moro. Com o magistrado, Lula sairia numericamente atrás, com 42% das intenções contra 44% de Moro, mas tecnicamente empatado. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de junho de 2017, com 2.771 entrevistados em 194 cidades. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Com informações de agências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário