quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Juiz Sérgio Moro revoga prisão de Guido Mantega

O juiz federal responsável pelos processos da Lava Jato, Sérgio Moro, revogou a prisão do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, que foi preso na manhã desta quinta-feira (22), na 34º fase da Operação Lava Jato.

De acordo com Moro, a autoridade policial e o Ministério Público Federal não tinham conhecimento do estado de saúde da esposa do ex-ministro. Além disso, argumentou que as buscas já começaram e que com Mantega, uma vez solto, deve continuar reputo, sem riscos de interferência da colheita das provas.

"Considerando os fatos de que as buscas nos endereços dos investigados já se iniciaram e que o ex-ministro acompanhava o cônjuge no hospital e, se liberado, deve assim continuar, reputo, no momento, esvaziados os riscos de interferência da colheita das provas nesse momento. Procedo de ofício, pela urgência, mas ciente de essa provavelmente seria também a posição do MPF e da autoridade policial. Assim, revogo a prisão temporária decretada contra Guido Mantega, sem prejuízo das demais medidas e a avaliação de medidas futuras”, declarou o juiz.

Durante o cumprimento do mandado, a PF foi até a casa de Mantega, mas o ex-ministro não estava. Ele estava no hospital Albert Einstein, no Morumbi, Zona Sul de São Paulo, onde a mulher passava por uma cirurgia. Do hospital, os policiais levariam Mantega até seu apartamento em Pinheiros, na Zona Oeste, para também cumprir um mandado de busca e apreensão. O advogado de Mantega, José Roberto Batochio, afirmou que o ex-ministro foi preso no hospital, que fica no Morumbi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário