terça-feira, 23 de maio de 2017

COMDECA realiza ações voltadas ao Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes




Dando sequência as ações voltadas ao Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (COMDECA), promoveu, no último domingo (21), na Av. 29 de Dezembro, atividades voltadas a temática, com uma programação especial para as crianças. No último dia 10, o conselho já havia realizado uma palestra voltada ao tema para alunos da rede municipal.
No último domingo, em parceria com Secretaria de Governo e Inclusão Social, CREAS e a Unopar de Santa Cruz do Capibaribe, através dos cursos de pedagogia e serviços sociais, foi realizada a distribuição de panfletos e cartazes para o público que se fez presente durante a realização do Projeto Cidade Lazer. Além disso, foi ofertado algodão doce, pipoca e pirulitos grátis para todas as crianças.

A diretora acadêmica da Unopar, Mirele Tavares comentou a participação da instituição na ação. "Mais uma vez a Unopar, junto a Prefeitura Municipal e o COMDECA, realiza uma ação de responsabilidade social. Nós sempre incentivamos os nossos alunos a fazerem esse tipo de ação, para que eles se tornem profissionais socialmente responsáveis. (...) O COMDECA propôs a distribuição de alguns panfletos que falam da conscientização desta ação e também abraços grátis, com a justificativa de que o abraço traz inúmeros benefícios", disse. 

O presidente do COMDECA, Kleiton Ferreira, falou da importância da ação para conscientização da população em torno do tema. "Falar desta temática mais uma vez é importante. Estamos aqui divulgando e realizando esta campanha, alusivo ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Criança e Adolescente. Estamos dando ciência do que é abuso, do que é exploração, convidando e chamando toda a sociedade para ser uma parceira na luta deste crime que assola todo país", disse.
Em 2000, o dia 18 de maio foi constituído pela Lei Federal n° 9.970 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira em 1973, o Caso Araceli, em que uma menina de 8 anos de idade foi assassinada após ter sido violentada em Vitória, no Espírito Santo. 
O COMDECA já programa ações para o próximo mês de junho, agora voltadas à temática de Combate ao Trabalho Infantil, devido ao dia 12 de junho, que é instituído como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. O principal objetivo da data é alertar a comunidade em geral e os diferentes núcleos do governo sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática que se mantém corriqueira em diversas regiões do país e do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário