terça-feira, 9 de maio de 2017

Deputados divergem sobre dez anos do Pacto Pela Vida

Os resultados do Pacto pela Vida foram debatidos pelos parlamentares na Reunião Plenária, desta terça-feira (08), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, dia em que o programa completa 10 anos de lançamento. A bancada de oposição destacou o aumento dos índices de homicídios, desde 2014, e avaliou que o Governo precisa retomar o diálogo com a sociedade. Já a bancada de situação criticou o tratamento do tema pelos oposicionistas e ressaltou o esforço da gestão do governador Paulo Câmara (PSB) a fim de reduzir a violência.

O líder da Oposição, Sílvio Costa Filho (PRB), lamentou o número de assassinatos no Estado. “Infelizmente, chegamos a esses 10 anos sem ter o que comemorar. Tivemos o quadrimestre mais violento desde a criação do pacto, com mais de dois mil assassinatos em Pernambuco em 2017”, afirmou o deputado, que teve as críticas acompanhadas pelos deputado Joel da Harpa (PTN), Edilson Silva (PSOL), Socorro Pimentel (PSL) e Teresa Leitão (PT). 

Durante o Grande Expediente, o líder do Governo, Isaltino Nascimento (PSB), frisou que a gestão estadual investirá mais de R$ 4 bilhões em segurança pública, dentro de um orçamento de R$ 30 bilhões. Para o deputado, o governo retomou investimentos e ajustou o sistema de promoções e gratificações para premiar os policiais por mérito. “O índice de homicídios em Pernambuco é uma nota destoante. Mas estamos trabalhando para mudar isso, para que depois possamos celebrar a redução desses números”, afirmou.

Nascimento lembrou que as reuniões do Pacto pela Vida contam com a participação da Defensoria Pública, do Ministério Público, do Tribunal de Justiça, entre outras instituições. Além disso, segundo ele, nunca foi negado à Alepe espaço para participar dos encontros. Ao mesmo tempo, o parlamentar criticou a possibilidade de diálogo direto do Governo com associações representativas de policiais militares, assim como a ideia de desmilitarizar a PM. Para ele, a desmilitarização pode causar perda do sentido de ordem e hierarquia na corporação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário