segunda-feira, 15 de maio de 2017

Índices de violência motiva audiência pública na Alepe

Atendendo ao apelo de várias entidades da sociedade civil, que denunciam a gravidade do quadro de violência no Estado de Pernambuco, a Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado promoveu audiência pública na última sexta-feira, no Plenário da Casa Joaquim Nabuco.

O presidente do colegiado, deputado estadual Edilson Silva (PSOL), afirmou que a população quer protagonizar esse debate. “Nessa audiência, foi criado o Fórum pernambucano de segurança pública, protagonizado pela sociedade civil. Protagonizado não significa que é exclusivo da sociedade civil. Mas ele é protagonizado por ela, e espera ter no seu interior agentes públicos e mandatos, como no nosso caso”, disse, que ainda acrescentou que haverá reação popular contra a proposta da criação de um Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) em Pernambuco.

A socióloga Ana Paula Portela, do Núcleo de Estudo e Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, defendeu o controle social das políticas públicas. “Nesse caso que Edilson falou agora desse projeto de lei que cria o Bope, essa era uma coisa pra ser discutida num conselho de segurança pública. Então o conselho de segurança pública iria dizer ao governador e à Secretaria de Defesa Social se faz sentido você criar um Bope em Pernambuco, se não é melhor adotar uma outra medida”, declarou.

Outros participantes do debate reafirmaram a preocupação com a eficácia das políticas de segurança pública. Diante disso, a Comissão de Cidadania realizará, no próximo dia 25, uma Audiência Pública sobre o tema da segurança pública, dessa vez para ouvir o secretário de Defesa Social do Estado, Ângelo Gioia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário