terça-feira, 22 de agosto de 2017

Segurança pública é tema de debate entre deputados na Assembleia Legislativa de Pernambuco

A divulgação na imprensa de que Pernambuco foi responsável por mais de 50% dos homicídios do País no primeiro semestre repercutiu na Reunião Plenária desta segunda-feira (21) na Assembleia Legislativa.

O deputado Álvaro Porto (PSD) destacou que os índices de violência no estado retrocederam à realidade de dez anos atrás. Para ele, os dados mostram a derrocada do programa Pacto Pela Vida. “Essa conta é do Governo de Pernambuco. Aliás, o cal sangrento que consome apavora os pernambucanos é a assinatura de uma gestão perdida sem estratégias e sem resultados", disse.  

Em defesa do Governo, o deputado Aluísio Lessa, do PSB, apresentou uma proposta do Poder Executivo para estimular o investimento das gestões municipais em segurança pública. De acordo com a matéria, os municípios seriam obrigados a investir 10% do FEM, Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal, em ações na área, como ampliar a iluminação pública, equipar guardas municipais, instalar câmeras de monitoramento, entre outras.

Lessa também criticou a insensibilidade do Governo Federal com a questão, e responsabilizou a política econômica nacional dos últimos anos pelo alto índice de desemprego e o consequente aumento da violência. “Não tem nenhuma regra, nenhuma lei estadual que obrigue município a fazer investimento em segurança pública. E aí fica o Estado, Polícia Militar, Polícia Civil, fazendo todo o esforço que cabe com o orçamento que está disponível", justificou o deputado.

O líder do Governo, Isaltino Nascimento, do PSB, elogiou a iniciativa. Para ele, a integração entre as gestões estadual e municipal são fundamentais. Laura Gomes, também do PSB, também defendeu uma maior atuação municipal na segurança pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário