quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Sem acordo, Câmara Federal adia definição sobre criação de fundo eleitoral

Sem chegar a um acordo após horas de negociação, a Câmara dos Deputados decidiu na noite desta quarta-feira (27) adiar a definição sobre a criação de um fundo eleitoral para financiar campanhas eleitorais.

Após o adiamento, a pedido do relator, deputado Vicente Cândido (PT-SP), o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), convocou uma nova sessão para a próxima segunda-feira (2), na qual será discutido um texto que até lá ainda será negociado entre o partidos.

Os parlamentares correm contra o tempo para aprovar as mudanças porque, para valerem já nas eleições de 2018, elas precisam ser aprovadas até o dia 6 de outubro, um ano antes do pleito.

Diante da proibição de doações empresarias, os políticos têm interesse em achar uma saída para bancar as suas campanhas. Nos bastidores, os deputados afirmam que, se não houver fundo, a possibilidade de haver caixa dois é grande.

Basicamente, não há consenso sobre a distribuição dos recursos desse fundo a ser criado. Também há polêmica sobre a fonte desse fundo, uma das possibilidades em discussão é destinar parte das emendas parlamentares, previstas no Orçamento da União.

Nenhum comentário:

Postar um comentário