quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Operação Zelotes é iniciada em nova fase, e Gerdau é alvo

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (25), mais uma etapa da Operação Zelotes, e tem como alvo o grupo Gerdau. De acordo com as primeiras informações, estarão sendo cumpridos durante toda a manhã 20 mandatos de condução coercitiva e 18 de busca e apreensão no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e no Distrito Federal.

Um dos mandatos de condução coercitiva é para André Gerdau, do conselho administrativo da Gerdau. Já estão sendo conduzidos para prestarem depoimentos na sede da Polícia Federal em Brasília as advogadas Evanice Canário e Adriana Ribeiro. Elas são sócias do lobista Ricardo da Silva, que já está preso.

A Operação Zelotes, cuja primeira fase foi deflagrada em março do ano passado, investiga um dos maiores esquemas de sonegação fiscal já descobertos no país. Suspeita-se que quadrilhas atuavam junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão ligado ao Ministério da Fazenda, revertendo ou anulando multas. A operação também foca lobbies envolvendo grandes empresas do país.

Em fevereiro, o presidente da câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) criou uma CPI para investigar possíveis fraudes no Carf. A PF constatou que, mesmo após a deflagração da operação, o Grupo Gerdau continuou praticando os crimes de advocacia administrativa, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, além de associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário