quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Humberto Costa deverá ser o novo líder do Governo no Senado


O senador Humberto Costa (PT - PE) recebeu, no inicio da tarde desta quarta-feira (24), o convite da presidente Dilma Rousseff (PT) para assumir a liderança do Governo no Senado Federal, em substituição ao senador Delcídio do Amaral (PT – MS) que passou cerca de três meses preso no âmbito da Operação Lava Jato, por suspeitas de tentar atrapalhar as investigações. Delcídio, que também é investigado no escândalo, foi solto após decisão do Ministro Teori Zavascki (STF), na última sexta-feira (19).

O posto de líder do governo estava vago desde a prisão de Delcídio em novembro do ano passado. Atualmente, Costa é líder do PT na Casa, por isso bancada do partido deve se reunir na próxima semana para definir se ele acumula as duas funções ou se um novo nome assume o cargo. Num primeiro momento, o Palácio do Planalto tentou indicar um nome do PMDB para o posto. Além de ter a maior bancada da Casa, os senadores do partido têm sido à base de sustentação do governo da petista. Nenhum senador renomado, porém, quis assumir o cargo e cogitou-se indicar Raimundo Lira (PMDB-PB), um senador de menos expressão. A ideia, no entanto, não avançou.

Diante disso, se as informações se confirmarem, o mesmo será responsável pelas articulações das votações dos projetos que tratam do ajuste fiscal, entre eles, a nova CPMF e a reforma da Previdência. Procurado nesta quarta-feira, Humberto não quis confirmar a informação, mas disse que o Planalto deve se pronunciar publicamente sobre o assunto. “Sondado eu fui, mas outras pessoas foram também, eles estão vendo lá, vamos aguardar”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário