quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Alepe encerra atividades legislativas de 2016

Um biênio em que o Legislativo pernambucano apostou na eficiência para enfrentar a crise política e econômica. Essa foi a avaliação do presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, durante  pronunciamento que encerrou as atividades do ano, nessa quarta (21). “Por um lado esse cenário exigiu de nós, legítimos representantes do povo, ponderação, esforços para sermos mais eficientes neste tempo de austeridade. Em contrapartida, esta Casa sempre se mostrou proativa na defesa dos direitos conquistados por nosso povo.” 

O fim do biênio 2015-2016 marca a metade do mandato dos 49 deputados estaduais eleitos em 2014. Até agora, eles realizaram 840 Reuniões Plenárias, com a aprovação de leis como a que protege o direito das pessoas com Transtorno de Espectro Autista e a que garante meia entrada para pessoas com câncer em espetáculos artísticos e culturais do Estado. Foram 1.244 proposições aprovadas ou em análise quanto à legalidade e ao mérito nas Comissões Permanentes.

O presidente elogiou o trabalho dos colegiados temporários que investigaram a atuação de faculdades irregulares e acompanharam os casos de microcefalia. Também comemorou o lançamento do Portal da Transparência e anunciou que, em breve, vai entrar no ar a TV Alepe, canal próprio da Assembleia, para que o cidadão possa acompanhar mais de perto os trabalhos do Legislativo.

No próximo ano, Uchoa disse que a Casa deve seguir com debates de temas que estão na pauta nacional, com a Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Social e a Comissão Especial de Combate à Corrupção. Ele também destacou as melhorias na infraestrutura, com a inauguração do novo Plenário, prevista para março, e a conclusão da reforma do prédio que abriga o setor administrativo, anunciado para abril.

Depois da Reunião Plenária da quarta, o Legislativo estadual entra em recesso, com retorno das atividades em 1º de fevereiro. No dia 2 de janeiro, tomam posse os deputados que vão substituir os sete parlamentares eleitos para assumir prefeituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário