sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Justiça determina afastamento do presidente da Câmara de Vereadores de Cupira 

A Justiça acolheu, na terça-feira (20), os pedidos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e aplicou medidas cautelares suspendendo o exercício do mandato do presidente da Câmara de Vereadores de Cupira, vereador Fábio Luiz Lessa, e do exercício da função de segundo secretário pelo vereador Josenildo Benas da Silva. 

Os dois foram denunciados, juntamente com a filha, o padrasto e uma cunhada de Fábio Lessa e cinco servidores fantasmas, por fazer parte de uma organização criminosa que causou prejuízos de R$ 98.724,00 ao Legislativo municipal. O esquema criminoso foi desvendado através de investigações conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MPPE, que cumpriu onze mandados de busca e apreensão nas casas dos suspeitos por meio da Operação Irapuã, no dia 20 de dezembro.

Além do afastamento das suas funções, o Juízo da Comarca de Cupira determinou que Fábio Luiz Lessa e Josenildo Benas da Silva estão proibidos de acessar e frequentar o prédio da Câmara de Vereadores de Cupira, bem como de manter contato com quaisquer dos demais denunciados e testemunhas do caso, uma vez que comprovadamente utilizaram-se de seus cargos públicos para atrapalhar as investigações, falseando documentos públicos e induzindo testemunhas a mentir nos depoimentos ao Ministério Público.

Os dois também estão proibidos de se afastar da Comarca de Cupira por um período superior a dez dias sem autorização judicial. Caso não cumpram as mencionadas medidas cautelares, os denunciados estão sujeitos a outras medidas cautelares, incluindo a decretação de prisão preventiva. Fábio Lessa foi denunciado pelas práticas de organização criminosa, peculato e falsidade ideológica, enquanto Josenildo da Silva foi denunciado por organização criminosa e peculato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário