quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Condenado a prisão Zé Augusto afirma que provará sua inocência 

O ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, José Augusto Maia (PTN), em decisão divulgada na última terça-feira (29), foi condenado em primeira instância por fraude em licitação, pelo juiz Danilo Félix, que responde pela Vara Criminal da Comarca de Santa Cruz. A decisão cabe recurso e ex-prefeito, pode recorrer em liberdade ao Tribunal de Justiça de Pernambuco. Sua pena foi fixada em 10 anos e oito meses de reclusão em regime inicialmente fechado.  

Diante da decisão e após divulgar nota declarando sua inocência, Zé Augusto esteve também com seus filhos, Tallys Maia (PTN) e Augusto Maia (PTN), comentando o fato em participação a programas de Rádio nesta quarta-feira (30). 

Ao comentar a decisão do Juiz Danilo Félix, Tallys Maia, que é advogado, afirmou que esperava a absolvição de seu pai. “Respeito as instituições, assim como na nota, nós colocamos. Respeitamos o livre convencimento do Juiz, inclusive Dr. Danilo, tem feito um trabalho brilhante a frente da Vara Criminal de Santa Cruz e também de Taquaritinga do Norte. Mas infelizmente, essa última decisão, foi muito desproporcional”, afirmou. 

Augusto Maia, vereador eleito de Santa Cruz do Capibaribe e estudante de Direito, também falou sobre a condenação de Zé Augusto, onde admitiu que houve de fato erros formais na realização das licitações, entretanto, ressaltou que não houve danos ao erário público. “O juiz já retirou a questão de formação de quadrilha e, agora corrupção e enriquecimento ilícito. Cai por terra o discurso, usado em campanha, de ladrão de merenda”, ratificou.  

O ex-prefeito José Augusto Maia, ao comentar a decisão tomada pelo Juiz Danilo Félix, afirmou ter certeza que conseguirá comprovar sua inocência no Tribunal de Justiça. “Não houve dolo, o Juiz deu a decisão, eu respeito, porque tenho que respeitar. O que tenho que fazer agora é procurar minha defesa e apresentar na segunda instância, e tenho absoluta certeza, porque vai ter milhares e milhares de jurisprudências provando que eu não fui corrupto”, ressaltou o ex-prefeito, que destacou que vai contratar um advogado criminalista que será acompanhado por seus dois filhos.  

Zé Augusto ainda fez questão de ressaltar que sua pretensão de ser candidato a deputado estadual nas eleições de 2018 permanecem de pé. “Sou candidatíssimo a deputado estadual. Vou vencer isso, porque eu sei que vou vencer, porque minha inocência já está provada hoje”, declarou. 

Caso - O “Escândalo da Merenda” surgiu a partir de denúncias apresentadas pelo Ministério Público de Pernambuco envolvendo fraudes no fornecimento de merenda escolar, durante os anos de 2005 e 2006, quando José Augusto Maia era prefeito de Santa Cruz do Capibaribe. A gestão teria favorecido uma empresa pertencente ao filho do vice-prefeito da época, José Elias Filho, para a compra de merenda escolar e uma empresa laranja aberta em nome de uma mulher “surda e muda” que teria feito contratos com a prefeitura de Santa Cruz através de dispensa de licitação, fornecendo itens de merenda escolar para o município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário