sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Denuncia - O ministério Público Federal em Brasília (MPF-DF) informou nesta sexta-feira (9) que denunciou à Justiça o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o filho dele Luiz Cláudio Lula da Silva pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A denúncia foi presentada no âmbito da Operação Zelotes. De acordo com o MPF, a denúncia foi feita após as investigações apontarem indícios de envolvimento do petista e de seu filho, além de Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, que também foram denunciados, em negociações apontadas pelos investigadores como irregulares e que levaram à compra de 36 caças do modelo Gripen pelo governo brasileiro. Também há indícios de irregularidades na prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio de uma Medida Provisória.

Na ponta do lápis - O cronograma otimista do governo só prevê a aprovação da reforma da Previdência na Câmara no fim do primeiro semestre de 2017. O Planalto avalia que, dada a sensibilidade do tema, não tem condições de “tratorar” o Legislativo. Em um cenário sem novos percalços, quer votar o relatório inicial e instalar a comissão especial até o fim do ano. Depois, seriam cerca de 30 sessões para que o texto chegasse ao plenário no fim de maio e seguisse da Casa para o Senado apenas no meio de junho.

Contive - O presidente da República, Michel Temer, que esteve em Pernambuco nesta sexta-feira (9) para visitar a obra de transposição do São Francisco na cidade de Cabrobó, convidaria hoje o deputado Antonio Imbassahy (BA), líder da bancada do PSDB na Câmara Federal, para substituir o conterrâneo Geddel Vieira Lima (PMDB) na Secretaria de Governo da Presidência da República. O convite teria sido discutido previamente com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves. O desejo do presidente é comprometer ainda mais o PSDB com o seu governo, dado que muita gente desse partido já começa a querer cair “fora do barco” em razão da falta de conquistas na área econômica.

Reação - O presidente Michel Temer afirmou nesta sexta-feira, em entrevista a uma rádio de Pernambuco, que partidos da base aliada reagiram à possibilidade de o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Antônio Imbassahy (BA), assumir a Secretaria de Governo devido à disputa para a presidência da Casa, e garantiu que não existe crise no governo. Temer disse que Imbassahy é o nome mais adequado para o cargo e confirmou a pressão do centrão para que não sacramentasse a indicação. “Imbassahy é um homem politicamente muito adequado, elegantíssimo no trato, e é exatamente o que eu preciso na Secretaria de Governo”, afirmou. Em seguida, o presidente confirmou as conversas com o PSDB, mas afirmou que não houve um convite formal ao tucano.

Do ano - A ex-presidente Dilma Rousseff, que teve seu processo de impeachment concluído no final de agosto, foi escolhida como uma das mulheres do ano pelo jornal britânico "Financial Times". A petista foi listada junto com a primeira-ministra britânica Theresa May; a ginasta olímpica americana Simone Biles; a designer de moda italiana Maria Grazia Chiuri, a cantora americana Beyoncé; a presidente sul-coreana Park Geun-hye e a americana Hillary Clinton, candidata derrotada na disputa pela presidência dos EUA, entre outras.

Disputa – A liderança do PSDB na Câmara Federal em 2017 será disputada por quatro deputados: Daniel Coelho (PE), Marcus Pestana (MG), Juthay Júnior (BA) e Ricardo Trípoli (SP). Pestana e Juthay são ligados a Aécio e Trípoli a Geraldo Alckmin. Só Daniel se declara “independente”.

Meio de campo – Romário Dias, Álvaro Porto e Rodrigo Novaes, que integram a bancada do PSD na Assembleia Legislativa, caminham para uma posição de “independência” em relação ao governo Paulo Câmara. Dias e Porto criticam o governo, regularmente, e Novaes não aceita a 6ª eleição consecutiva de Guilherme Uchoa (PDT) para presidir a Casa. Cabe agora ao hábil presidente André de Paula fazer o “meio de campo” entre eles e o Palácio.

Ajuda - O ministro das Cidades, Bruno Araújo, prometeu à prefeita eleita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), uma ajuda de R$ 9 milhões para ela iniciar as obras de requalificação do Parque 18 de Maio e a realização dos estudos de viabilidade para transferência da Feira da Sulanca. Tirar essa Feira do centro da cidade foi uma das promessas de campanha da prefeita eleita, que é do mesmo partido do ministro. “E preciso unir forças para superar os desafios que estão postos e o da Feira da Sulanca é um deles”, declarou Raquel Lyra.

Carta - O deputado estadual Edilson Silva (Psol) lançou uma carta aberta, nesta sexta-feira (9), enumerando seus motivos para ser candidato à Presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em seu primeiro mandato na Casa, esta é a segunda vez que o psolista tenta chegar ao posto maior na Alepe. No documento Edilson cita a paralisação da TV Alepe, acusa o atual presidente da Casa, deputado Guilherme Uchoa (PDT) de querer se perpetuar no poder, e de moldar a Casa Joaquim Nabuco conforme os interesses do Campo das Princesas.

Sensível - Líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado, o deputado Waldemar Borges (PSB) disse que a decisão do governador Paulo Câmara (PSB) em adiar o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para fevereiro de 2017, mostra que a atual administração é sensível as ponderações da população. Na quarta (7), o Governo do Estado divulgou que a taxa deveria ser paga em janeiro. “Diante das ponderações que foram feitas, principalmente a necessidade que a população fosse avisada antes, refez a posição”, disse o socialista. Segundo o socialista, a antecipação para o pagamento do IPVA era uma tentativa do Governo em fazer caixa.

Centenário – Em comemoração ao centenário de nascimento do ex-governador Miguel Arraes, a Executiva estadual do PSB decidiu homenageá-lo nomeando a sede do partido em Pernambuco, localizada na Rua Dr. Geraldo de Andrade, no bairro do Espinheiro, com o nome do socialista fundador do partido. A solenidade que oficializará o ato acontece no diretório, na próxima segunda-feira, às 11h.


Encontro - Na noite desta quinta-feira (08) aconteceu na Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe o 8º Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Com presenças de lideranças políticas ligadas ao movimento em Pernambuco, a exemplo do vereador eleito em Santa Cruz do Capibaribe, Joab do Oscarzão e de outros vereadores eleitos e reeleitos em outros municípios pernambucanos, o evento contou ainda com a participação do líder nacional do movimento, Reverendo Marcos Cosmo. Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Santa Cruz, Afrânio Marques, o prefeito Edson Vieira e o prefeito eleito de Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário