sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Última sessão da Câmara de Vereadores eleita em 2012 é marcada por despedidas e forte embates

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe realizou, nesta quinta-feira (08), sua 20ª Sessão Ordinária do segundo período de 2016. Esta foi à última reunião ordinária da Legislatura 2013-2016, a partir de janeiro do próximo ano uma nova Legislatura assume o poder na Casa.

A última sessão com uso da Tribuna da atual Câmara foi marcada por discursos de agradecimento e despedida, principalmente por parte daqueles que não conseguiram renovar seus mandatos, entretanto, algumas falas não seguiram essa linha, já que alguns parlamentares protagonizaram últimos e duros embates.

Na oportunidade, alguns militantes do grupo Taboquinha homenagearam com faixas a bancada de oposição na cidade. A esposa do vereador e líder da bancada que se despede da Casa este ano, Fernando Aragão (PTB), fez uso da Tribuna e falou sobre a trajetória política do marido, que foi candidato a prefeito nas eleições passadas, porém, saiu derrotado pelo prefeito reeleito Edson Vieira (PSDB).

Mas o que marcou de fato está última Sessão, foi a quente discussão entre o presidente da Câmara, Professor Afrânio (PDT) e vereador Junior Gomes (PSB). Ambos compõem o grupo de situação, porém, construíram ao longo do mandato uma relação conflituosa.

Nesta quinta-feira, o projeto apresentando pela Mesa Diretora prevendo uma reforma administrativa na Casa através da realização de um concurso público, um dos fatores de discordância entre Afrânio e Junior, serviu de base para a troca de farpas entre ambos.

Antes do uso da tribuna, Junior Gomes pediu o adiamento de votação do projeto, que estava em pauta, a solicitação do vereador foi aceita por 9 votos a 8. Todos os 7 oposicionistas votaram contrários ao adiamento, juntamente com Afrânio Marques, entretanto saíram derrotados. Diante deste fato, em seu discurso, o presidente Afrânio lamentou o adiamento da votação do projeto e demonstrou total desconforto pela atitude do vereador Junior. “Essa reforma, de fato, agora foi para o beleléu”, disse o presidente.

O último a utilizar a Tribuna durante a sessão, Junior rebateu o presidente, afirmando que ele teria tentando conquistar proveitos eleitorais com o projeto. “A questão é que a intenção do vereador era um benefício eleitoral, na realidade você queria angariar votos, prometendo que faria o concurso e com isso faria média com a população”, disse o socialista, que ainda comparou Afrânio com o atual vice-prefeito Dimas Dantas (PP)."Dimas conseguiu um companheiro. Até pouco tempo, o único honesto do mundo era Dimas. Agora é Afrânio e Dimas”, ironizou.
Em reposta, Afrânio afirmou que Júnior nunca teria aceitado sua vitória para a presidência da Casa. “Vossa excelência nunca aceitou que eu sentasse nessa cadeira”, declarou o mesmo que seguiu afirmando que Junior trabalhou nos bastidores para que o projeto não fosse à frente. “Restabelecer a verdade é assumir que passou na comissão dele e ele nem discutiu, nem deu parecer, não fez nada. Fica pedindo adiamento, para que?”, questionou Afrânio que ainda chegou a afirmar que o socialista tentar fazer uma política de coronelismo ao se colocar, segundo ele, contra o concurso público para praticar empreguismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário