terça-feira, 13 de março de 2018

Casa José Vieira de Araújo realizou programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher 

A Casa José Vieira de Araújo realizou uma programação especial alusiva as comemorações do Dia Internacional da Mulher durante a última semana, com homenagens, aula de zumba e discussões voltadas a participação feminina nos espaços de poder. 
A programação foi iniciada na quinta-feira (08), logo pela manhã, com uma aula de zumba em frente à Câmara de Vereadores ministrada pelos professores Mariana Costa e Paulo Júnior. Após a aula, foi servido um café da manhã a todos os presentes. 
Durante a tarde ocorreu uma homenagem a primeira mulher vereadora de Santa Cruz do Capibaribe, Josefa Eloina Mendes (Dona Nenzinha), que agora dá nome a Sala de Reuniões da Câmara de Vereadores, após a aprovação do projeto de Lei 026/2018, apresentado pela vereadora Jessyca Cavalcanti (PTC), única mulher atualmente a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores da Capital da Moda. 

Em 64 anos de emancipação, Santa Cruz do Capibaribe elegeu apenas 5 mulheres como vereadoras, em um universo de mais de 60 homens eleitos na cidade. Após Dona Nenzinha, foram eleitas Zilda Moraes (DEM), Nailza Ramos (PR), Narah Leandro (PSB) e Jessyca Cavalcanti (PTC). 
Para fechar a programação, já na manhã da sexta-feira (09), foi realizado uma mesa redonda abordando a temática "Mulher: participação e visibilidade nos espaços de poder", com a presença dos vereadores Joab Gomes (PSD) e Jessyca Cavalcanti (PTC), além de personalidades femininas de Santa Cruz do Capibaribe. 
Estiveram presentes a Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social, Alessandra Vieira, a Diretora de Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Vírginia Vasconcelos, e as Coordenadoras na Secretaria de Educação, Neide Botelho e Gorete Tavares. 

Na oportunidade, foram discutidos temas voltados a violência contra a mulher, aos direitos trabalhistas e salariais e a participação feminina nos espaços de poder. Os dados estatísticos das eleições passadas revelaram que mais de 1 mil candidatas não receberam sequer um voto, em 1.286 cidades não houve nenhuma mulher eleita para o cargo de vereador e em apenas 24 municípios as mulheres representam a maioria dos eleitos para a Câmara de Vereadores. 
"Tivemos a participação na mesa redonda, do vereador Joab Gomes, de Gorete Tavares, Neide Botelho, Alessandra Vieira e Virgínia Vasconcelos. Na oportunidade, cada um colocou o que pensa, o que sente, discutindo também alguns dados oficiais, sobre toda luta da mulher, toda a sua resistência a uma sociedade que ainda coloca a mulher em segunda plano", afirmou a vereadora Jessyca Cavalcanti. 

O vereador Joab Gomes ressaltou a importância do combate a violência doméstica. "Eu conheço a realidade da violência doméstica contra as mulheres e crianças. O povo de Santa Cruz não tem conhecimento, acredito, mas aqui em nossa cidade é comum o cárcere privado de companheiras, a mulher é maltratada e ainda fica presa dentro do seu próprio lar. O trabalho da Coordenadoria da Mulher é muito importante para combater essa realidade", destacou o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário