terça-feira, 24 de abril de 2018

Ao menos 18% dos deputados trocaram de partido durante janela partidária

Pelo menos 91 deputados federais trocaram de partido durante o período da janela partidária, segundo balanço da Secretaria-Geral da Câmara. O número representa 18% dos 513 parlamentares que compõem a Casa.

Embora o prazo para as trocas tenha se encerrado no dia 6 de abril, novas mudanças ainda poderão ser comunicadas e esse número, aumentar. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) explicou que quem deve fazer a comunicação é o próprio deputado, mas que não há prazo para isso.

Levantamento feito pela Câmara levando em conta apenas os deputados titulares, ou seja, os detentores do mandato, em comparação com os eleitos em 2014 mostra que partidos tradicionais, como PT, PSDB e MDB, perderam espaço, embora continuem entre as maiores bancadas.

O PT, por exemplo, elegeu a maior bancada em 2014: 69 deputados. Hoje, continua sendo a maior, mas perdeu nove deputados, ficando com 60 parlamentares. A perda, porém, não foi repentina. Em 2016, quando houve outra janela partidária, o PT perdeu deputados e estava com 62.

Na janela deste ano, o PP subiu do quarto lugar (38 eleitos) para o segundo (53 titulares). No entanto, nem todos os parlamentares titulares estão no exercício do mandato. Quatro deles estão fora, incluindo Paulo Maluf (SP), preso em regime domiciliar. Por outro lado, o PP tem um suplente no exercício do mandato. Por isso, no site da Câmara, a bancada aparece com 50 parlamentares.

A legenda deixou para trás o MDB, que registrou o maior número de perdas (17) nesta janela partidária. O MDB elegeu 65 deputados em 2014 (segunda maior bancada da Câmara), ganhou dois após a janela de 2016, chegando a 67. Com a janela de 2018, porém, passou a contar com 50 deputados e está em terceiro lugar entre as maiores bancadas. O PSDB, que elegeu 54 parlamentares em 2014, está em quarto lugar, com 48 titulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário