quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Chegou a hora - enfim chegou o momento que muitos aguardavam e poucos achavam que fosse acontecer de fato. O PSB, de Eduardo Campos deve entregar nas próximas horas todos os cargos que ocupa no governo da presidente Dilma Rousseff.
Cada um no seu quadrado - muito mais que um simples processo burocrático, a entrega dos benditos cargos significa o fim de uma aliança histórica entre PT e PSB. Os socialistas se preparam a partir de agora para o audacioso voo solo de Eduardo, que pretende disputar o Palácio do Planalto em 2014.

Cá também - aqui em Pernambuco a situação de duas importantes figuras chama a atenção. Isaltino Nascimento, petista, deve escolher se fica com Eduardo ou seguirá ao lado de Dilma e do PT.
Ainda indefinido - já a situação de Fernando Bezerra Coelho é mais complexa. Ministro de Dilma, mas indicado por Eduardo, ele poderia até mesmo ir para o PT e disputar o governo contra o candidato de Eduardo, mas ao que tudo indica ficará mesmo com o governador.

Já decidiram - enquanto o quadro político não se define, outros nomes já tomaram suas decisões. Clodoaldo Magalhães e Marco Antônio Dourado já anunciaram que se filiarão ao PSB, deixando claro que na hora da “onça beber água” eles estarão com Eduardo, tanto na cena nacional, quanto na estadual, onde o governador deverá ter como principal adversário o senador Armando Monteiro, candidatíssimo ao Palácio do Campo das Princesas.

Muito claro - em Santa Cruz do Capibaribe, a cada dia que passa fica mais claro que o grupo Taboquinha representa a oposição a Eduardo Campos. Desde os insurgentes declarados, como Ernesto Maia, até os “aliados da boca para fora”, nenhum deles têm economizado nas cacetadas ao governador, que tem como principais defensores na cidade o prefeito Edson Vieira e o deputado estadual Diogo Moraes.

A relojoaria - ainda falando em relação à eleição de 14, o deputado Silvio Costa participou do “Nordeste em Foco” de hoje. Ele disse que muitas definições só deverão ser tomadas meses antes da eleição, mas algumas delas já deverão ser anunciadas em breve. “Cada partido tem um relógio diferente. O tempo para o PSB pode passar de uma forma diferente que passa para o PTB. Creio que até o próximo dia 05 de outubro o PTB já saiba como caminhar em 2014”, disse ele.

Sem imposição - em outro ponto da entrevista ele deixou claro que o partido lutará, com unhas e dentes pela candidatura de Armando, sem aceitar o que ele chama de imposições do PSB. “Não trabalhamos com imposição, pois temos o nosso próprio projeto político, além disso, o PSB precisa explicar o porquê de não votar em Armando Monteiro”.
Recados claros - mais adiante ele disse que nunca ouviu do governador Eduardo que não votaria em Armando Monteiro, mas já recebeu recados de pessoas próximas a ele. “Eu nunca ouvi de Eduardo, mas já ouvi muitos recados de emissários, mas esse tipo de recado eu não ouço, nem dou importância”, findou ele.

A volta do que não foi - outro que participou do “Nordeste em Foco” foi o vereador Toritamense Morica. Ele surpreendeu a todos e relançou seu projeto de candidatura a ALEPE em 2014.
A "chance" agora é lá? - com um discurso bairrista ele disse que a cidade de Toritama tem que votar e eleger um deputado filho da terra. “Toritama precisa dar uma chance a Toritama. Já chega de votar em pessoas de outras cidades”, disse ele.

O começo do fim - e por falar em Morica, ele ontem marcou presença no evento de filiação de Ernesto Maia ao PSL. Ernesto inicia o já aguardado voo solo, onde está clara a intenção de se descolar da figura de Zé Augusto Maia. Pode ser inclusive o começo do fim, daquilo que para muitos nunca seria atingida: a comunhão de pensamentos e projetos de Ernesto e Zé Augusto.

O último sapo - mesmo sem saber sequer a que cargo concorrerá na eleição do ano que vem, ele se mostrou disposto a ter que engolir mais alguns sapos e disse que votará e apoiará Zé, seja lá para que cargo for. Quanto a 2016...  aí a história é outra e Zé que se cuide.

Não foi - Zé Augusto por sinal foi a grande ausência no evento de Ernesto. Para muitos uma prova clara que ele tá pouco se lixando para a mudança do sobrinho.

Segredo bem guardado - e continua guardado a sete chaves o tal segredo do prefeito Edson Vieira. Especulações não faltam e todas apontam na direção de uma grande obra, já que informações dão conta que a mesma tem um grande poder eleitoral. É esperar para ver.

César Mello