segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Fim de semana de muita festa - a cidade de Santa Cruz do Capibaribe viveu um fim de semana bastante movimentado. A programação da festa dos padroeiros da cidade, São Miguel e Bom Jesus dos Aflitos, atraiu uma verdadeira multidão para a Avenida Padre Zuzinha, local onde ocorreram os principais eventos.  

Aprovado - a administração do prefeito Edson Vieira obteve sucesso diante o desafio de promover a primeira “Festa de setembro” de sua administração. As famílias santa-cruzenses ganharam uma grande festa, como há muito tempo não se via.

Toinho fora dos Taboquinhas - enquanto a festa transcorria tranquilamente na Avenida Padre Zuzinha, o clima nos bastidores do grupo Taboquinha estava para lá de quente. Uma reunião ocorrida na noite de sábado sacramentou o rompimento político do ex-prefeito Toinho do Pará com o grupo de oposição. A situação se tornou insustentável e não restou outra alternativa a ele, que depois de deixar o PTB passou a ser visto como um adversário pelos principais nomes do partido.

Só Zé... - “Apenas Zé Elias saiu em defesa de Toinho”, me confidenciou uma fonte, que garantiu que o clima no encontro não era dos melhores.

Cada um na sua - "Sigam o caminho de vocês, que eu vou seguir o meu", teria dito Toinho, após ser pressionado a retirar de pauta o seu projeto de candidatura a ALEPE, algo difícil de acreditar a essas alturas, diante a visível movimentação do ex-prefeito que tem buscado apoios para concretizar o seu projeto político de 2014.

Para onde ele vai? - Toinho agora segue o seu destino e poderá anunciar nas próximas horas o partido ao qual ele se filiará para as próximas eleições. PP, PHS ou PSB, uma dessas legendas deverá ser o novo lar do ex-prefeito.

Um olho no gato e outro no peixe - a partir de agora os líderes do grupo Taboquinha afirmam que buscarão o tal consenso em torno de um só nome para a disputa para a ALEPE do ano que vem, todos, mesmo que neguem, já de olho em 2016.

Tudo certo agora? - o acordo que foi anunciado na última semana, em torno dos nomes de Fernando Aragão (candidato a estadual em 2014) e Ernesto Maia (prefeitável em 16), deve mesmo prosperar, ao menos até que novos fatos possam alterar tudo o que foi conversado até agora.

À pulso - aparentemente Zé Augusto deu o “ok” para dupla. A dúvida que fica é: ele fez isso por boa vontade ou por necessidade de se adequar a nova realidade do grupo, onde a sua voz não tem mais o mesmo peso de outrora?

Tudo era uma “perua” - na verdade o projeto estadual de Ernesto Maia nunca passou de zoada. Esperto e bom articulador como poucos, ele usou de uma pré-candidatura que nunca existiu para negociar um espaço na chapa majoritária Taboquinha de 2016. Ernesto soube jogar, apesar de ter que veja nisso tudo um grande ato de nobreza. Paciência viu...

Armandão não quer saber da zoada - em meio a tudo isso o senador Armando Monteiro preferiu ficar de fora desse reboliço todo. Com agenda prevista para Santa Cruz no fim de semana, ele desmarcou os compromissos na cidade e não participou da procissão de São Miguel.

Grupo mostra força - se Armando não veio a Santa Cruz, o deputado federal Sérgio Guerra e o vice-governador João Lyra Neto vieram. Ambos estiveram na casa do prefeito Edson Vieira, que ao lado do deputado estadual Diogo Moraes recebeu dezenas de amigos e amigas para o tradicional almoço do dia 29 de setembro.

Ausente e sem ações - para Diogo, Armando não tem demonstrado interesse algum nos conflitos interno existentes no grupo de oposição. O deputado criticou também a ausência do senador em Santa Cruz. “Ele tem sido ausente fisicamente e politicamente, como se isso não fosse suficiente, a cidade já percebeu a ausência de suas ações e obras”, disparou Moraes.

César Mello