quinta-feira, 26 de setembro de 2013






Mais uma reunião - aconteceu na manhã desta quinta mais uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Santa Cruz. Apesar de não ter uso da tribuna, o encontro foi bem movimentado e contou com bons debates.
Tudo pronto - na reunião foram definidos os últimos detalhes acerca da cerimônia de entrega da Medalha Padre Zuzinha, que ocorrerá no domingo, dia 29, a partir das 8 da manhã. Segundo o presidente da Câmara, Junior Gomes, tudo esta pronto para a solenidade aconteça da melhor forma possível.

Trabalho infantil em pauta - e por falar em Junior, ele disse que na tarde desta quarta, membros do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho (MT) estiveram reunidos com representantes das duas bancadas do Legislativo local.  De acordo com o presidente, a preocupação dos representantes do MPT e do MT é com a alta incidência de trabalho infantil na cidade.
Mal na fita - dados mostram que a cidade de Santa Cruz do Capibaribe só fica atrás de Manarí no registro de casos de trabalho infantil. Segundo Dida de Nan, tal situação é fruto de uma economia peculiar, que tem pontos únicos.

Equilíbrio - ainda de acordo com Dida, o ideal para a cidade é que os pais e educadores consigam equilibrar o trabalho e os estudos, para que as crianças não sofram nenhum tipo de prejuízo.

Para frear os abusos - a vereadora Jéssyca Cavalcanti disse que o assunto é seríssimo. Segundo ela, em várias oportunidades casos de abusos, no âmbito do trabalho, são constatados contra os jovens de Santa Cruz. “Esse tema tem que ser levado a sério. Temos que por um fim aos absurdos cometidos por empresas e empregadores contra as crianças da nossa cidade”.

Mais ações - já Fernando Aragão cobrou ações eficazes do governo federal, que coíbam a prática do trabalho infantil. “Além dos representantes do Ministério do Trabalho, seria bom que chegassem também à nossa cidade ações e medidas que nos ajudassem a minimizar os números do trabalho infantil”, disse ele.

E haja semana - um ponto curioso que chamou a atenção na manhã de hoje foi o “espanto” do vereador Deomedes Brito, diante tantas “semanas” que têm sido criadas na cidade, através de Projetos de Lei. Segurança, educação, pessoas com deficiência, juventude e tantos outros segmentos já tiveram a indicação de uma semana em sua homenagem em Santa Cruz.

Calendário curto - segundo Deomedes, a secretaria da Câmara terá que achar um jeito de não chocar datas comemorativas, diante tantas “semanas” criadas. E olha que o ano de 2014 terá aproximadamente 50 semanas.


O vereador poeta - uma habilidade do vereador Deomedes foi revelada na sessão desta quinta. Eis que em meio à apreciação do projeto de título de cidadania do poeta Louro Branco, Deomedes declamou alguns trechos de obras de Pinto do Monteiro. O projeto, que foi aprovado por unanimidade, é de autoria de Ronaldo Pacas e encontrou em Deomedes um grande defensor.

O dia do Azul - outro projeto que foi, enfim, aprovado foi aquele que cria o “Dia do Azul” em Santa Cruz. Taxado de eleitoreiro, o mesmo foi proposto pelo vereador Ronaldo Pacas, que disse que a ideia surgiu para debater os problemas enfrentados por portadores da diabetes no município. “A cor azul é usada em todo o mundo em questões ligadas à diabetes, mas curiosamente aqui em nossa cidade tentaram distorcer o objetivo do projeto, que se Deus quiser será bem sucedido”, disse Pacas.

Presente no reencontro - o deputado Diogo Moraes (PSB) participou no último sábado do “Reencontro dos filhos ausentes”, evento já tradicional, que acontece anualmente em Santa Cruz do Capibaribe, abrindo as comemorações em torno dos padroeiros São Miguel e Bom Jesus dos Aflitos.
Presente no reencontro II - “Fiquei muito feliz em participar de mais esse momento especial, onde os santa-cruzenses que por algum motivo não moram na cidade se reúnem para se confraternizar e renovar o seu amor por essa terra que tanto nos orgulha”, afirmou o deputado socialista.

Ineficazes - quem participou do “Nordeste em Foco” de hoje foi o vereador toritamense Morica. Ele não aliviou e mais uma vez desceu e lenha na administração de Odon Ferreira. Morica citou o caso do raio-x  do Hospital da cidade, desativado há semanas. “O que acontece é que em Toritama não existe um gerenciamento eficaz em vários setores, o correto seria já terem providenciado outro equipamento de raio-x”, disse ele.

Sem planejamento - em outro ponto da entrevista Morica disse que flagrou recentemente enfermeiras dormindo no chão do Hospital. “A situação é precária, numa prova clara de que não existe planejamento. A cidade está sendo gerida por pessoas sem condições”.

Resgate - o prefeito de Santa Cruz, Edson Vieira, também falou no “Nordeste em Foco”. O tucano disse que está tudo pronto para o fim de semana de eventos em torno da Festa de São Miguel. “Está tudo pronto, a Prefeitura tem se preocupado em resgatar as festividades de rua de nossa cidade, colocando em primeiro lugar o conforto e segurança de nossas famílias”.

Eduardo voltará - o prefeito falou ainda sobre a possível vinda do governador Eduardo Campos, nos próximos dias, a Santa Cruz. Edson afirmou que ele e sua equipe estão trabalhando para que essa volta de Eduardo a cidade aconteça o quanto antes.

Pode ser na próxima semana - perguntando se a data da vinda será o próximo dia 02 de outubro, o prefeito apenas desconversou. “Estamos trabalhando para que em breve ele venha”.
Aguinaldo Taboquinha volta à cena - outro assunto abordado por Edson na entrevista foi a declaração do ex-vereador Aguinaldo Xavier, que na manhã de hoje lançou a primeira dama de Santa Cruz do Capibaribe, Alessandra Vieira, como alternativa para a eleição de 2014 para o cargo de deputada estadual. Aguinaldo é irmão de Alessandra e já iniciou a volta, de mala e cuia, às hostes do grupo Taboquinha.


Diogo e Sérgio Guerra - “Eu não sei de onde ele tirou isso. Ela é uma boa candidata a desenvolver um bom trabalho na secretaria de desenvolvimento social”, disse Edson que emendou, “estamos com Diogo Moraes para estadual e Sérgio Guerra para federal”.

César Mello

Nenhum comentário: