quinta-feira, 27 de março de 2014

De olho na calculadora - Cientista político calcula estimativa de votos para ser eleito

O cientista político Maurício Costa Romão baseado no histórico político pernambucano e na atual conjuntura política, escreveu artigo para o BLOG DO MAGNO, onde fez alguns cálculos de quantos votos em média um candidato a deputado estadual e federal deverá ter para ser eleito. Confira a estimativa:

Os limites das faixas de votação se baseiam na média de votos dos parlamentares eleitos em 2010, no estado de Pernambuco. Como a média é muito influenciada pelos valores extremos, optou-se por excluir do cálculo as votações elevadas dos puxadores de votos (no conceito de votações individuais acima de quociente eleitoral), que pressionavam a média para cima.
A palavra virtualmente cabe aqui como precaução, para acomodar casos excepcionais. Exemplo: suponha-se que determinado partido resolva disputar o pleito de deputado federal isoladamente, e tenha nos seus quadros três fortes candidatos que obtenham 120 mil, 110 mil e 100 mil votos. Imagine-se, ainda, que o partido tenha 30 mil votos de cauda, de sorte que sua votação total é de 360 mil votos.

Com informações do Blog do Pablo Ricardo