segunda-feira, 28 de abril de 2014

A POLÊMICA FRASE DO VEREADOR FERNANDO ARAGÃO

Na última quinta-feira (24), durante reunião ordinária da Câmara, o vereador Fernando Aragão (PROS) surpreendeu a todos com a contundência do seu discurso anti-Eduardo Campos (PSB), chegando a afirmar que o ex-governador pernambucano “foi a maior decepção política da sua vida”.

Mesmo levando-se em conta o contexto político do momento, no qual o grupo político Taboquinha está alinhado com o senador Armando Monteiro (PTB) para governador, na disputa com Paulo Câmara (PSB), indicado por Eduardo Campos, a fatídica frase pareceu ter ficado alguns tons acima do normal.

Arraesista histórico, Fernando Aragão iniciou sua carreira política em sintonia fina com o avô de Eduardo Campos, que sempre lhe dispensou uma atenção especial. A sua identificação com o velho Arraes era de tal ordem que Fernando costumava dizer que o seu partido era o “PA”: Partido de Arraes.

Em 2005 Miguel Arraes faleceu, e no ano seguinte Eduardo Campos, na condição de seu herdeiro político, lançou-se candidato a governador, disputando com Mendonça Filho (DEM) e Humberto Costa (PT). Ao optar por ficar com um pé na “canoa” de Humberto Costa e outro na de Eduardo Campos, Fernando Aragão perdeu a oportunidade de ter um papel de destaque na vitória do neto de Arraes em Santa Cruz do Capibaribe. O ex-deputado Oséas Moraes, outro arraesista histórico, e seu filho Diogo Moraes, é que assumiram este papel.

Eleito governador, Eduardo Campos nomeou Oséas Moraes diretor do LAFEPE. Diogo foi eleito vereador em 2008 e deputado estadual em 2010.

Em 2011, quando foi formada a aliança do PSB de Diogo Moraes com o PSDB do então deputado Edson Vieira, numa articulação direta do Palácio do Campo das Princesas, Fernando Aragão foi convidado a se filiar ao PSB e disputar a eleição do ano seguinte como vice na chapa de Edson. Dando como justificativa a necessidade de ser coerente com a sua história política, Fernando recusou o convite.

Ainda que não tenha prosperado, a tentativa de Eduardo Campos de filiar Fernando Aragão ao PSB, e fazê-lo vice de Edson Vieira, foi, da parte do então governador, uma demonstração de reconhecimento à história política de Fernando Aragão, e de interesse na retomada da caminhada política conjunta. 

Agora, ao afirmar com todas as letras que “a maior decepção política que tive na minha vida chama-se Eduardo Campos, Fernando Aragão sepulta de vez a possibilidade dos dois trilharem o mesmo caminho político, num futuro próximo ou distante, a não ser que, desta vez, o vereador abra mão da coerência e deixe o dito pelo não dito.

Com informações da Redação da Rádio Comunidade FM